A Invencível Arma Da Luz

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que a pessoa deve esclarecer para chegar à deficiência?

Resposta: A pessoa não deve pensar na deficiência. A deficiência deve ser revelada pelo esclarecimento e não o esclarecimento pela deficiência. Em primeiro lugar, eu esclareço o que é a grandeza do Criador. É a isso que sou atraído. Eu sigo a linha direita todo o tempo, eu não me torturo, eu não me critico sem razão, eu não olho para as descidas e quedas e para os esclarecimentos vazios. Se eu procurar por isso, é como se eu o fizesse sem a Luz e sem a Luz eu não posso esclarecer nada.

Eu sou sempre atraído pela direita e pela Luz, a adesão, tanto quanto eu possa expressá-la. Ao ser atraído a ela no estudo, na disseminação e na participação no grupo, eu começo a descobrir até que ponto eu não faço parte dela. Isso já é a revelação do mal, à medida que a Luz que revela o mal e não sou eu quem procura por ele e o descobre, não importa o que eu sinta.

O avanço e o esclarecimento são feitos pelo bem, pela Luz. Somente com a ajuda da Luz eu posso esclarecer as coisas. Eu não combato o mal sozinho! Eu não sou um herói como os diferentes guerreiros nesse mundo. Minha superação está em me voltar para o Criador ao invés de lutar contra o mal diretamente, para que Ele lute contra meu mal e o esclareça. O Criador vai lutar por nós e nós só temos que elevar nossas mãos a Ele. É assim que ocorre a guerra do Criador contra Amalek e, em geral, toda a luta contra o ego.

O Criador diz: “Venha ao Faraó, pois Eu endureci seu coração!”. O Criador mesmo sempre vai para a guerra, “o Senhor é um homem de guerra”, e não a pessoa. A pessoa deve fazer o oposto: esclarecer constantemente o ponto correto de abordagem a fim de ficar entre o bem e o mal e dirigi-los corretamente nessa guerra, e não que ela mesma lute.

Esse é um grande erro que os alunos cometem, e é difícil convencê-los de que ser um herói não significa vencer o mal por eles mesmos, mas sim trazer a Luz para lutar e vencer o mal. Muita experiência é necessária aqui.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 29/02/12, Escritos do Rabash