“Nova Erupção Do Vulcão Islandês Pode Ter Um Impacto Global”

Nas Notícias (da BBC News): Centenas de metros abaixo de uma das maiores geleiras da Islândia há sinais de uma erupção vulcânica iminente que poderia ser uma das mais poderosas que o país tenha visto em quase um século.

 “O Poderoso Katla, com sua cratera de 10 km, tem o potencial de causar enchentes catastróficas enquanto derrete a superfície congelada de sua caldeira e envia bilhões de litros de água através da costa leste da Islândia e para dentro do Oceano Atlântico…

“Houve mais de 500 tremores em torno da caldeira do Klata somente em outubro, o que sugere a movimentação do magma…

“A última grande erupção ocorreu em 1918 e causou um grande derretimento da geleira e icebergs foram arrastados para o mar pelas enchentes resultantes.

“O volume de água produzido em uma erupção de 1755 se igualou a dos maiores rios do mundo combinados…

 “Em 1783 vulcões na área entraram em erupção contínua por oito meses, gerando muita cinza, fluoreto de hidrogênio e dióxido de enxofre que mataram um em cada cinco islandeses e metade do gado do país.

“E isso realmente mudou o clima da Terra” diz o Sr. Cochran.

“‘As pessoas falam sobre um inverno nuclear: esta erupção gerou gotículas de ácido sulfúrico suficientes para fazer a atmosfera funcionar como um refletor dos raios solares, esfriando o planeta por um ano inteiro ou mais e causou fome generalizada em muitos lugares ao redor do globo’”.

Comente