Uma Explosão Em Vez De Uma Longa Subida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós podemos implorar corretamente ao Criador? Eu encontro o meu egoísmo em todos os lugares…

Resposta: Você deve perceber uma coisa: tudo está pronto para o seu nascimento, mas se você não começar a agir e lutar, o Faraó irá mantê-lo na prisão e não vai deixar você livre. Por um lado, o seu egoísmo lhe dá a oportunidade de se desenvolver, mas, por outro, não o deixa sair.

Há uma necessidade de uma pressão externa, mais sofrimento, guerras e desgraças: só assim você desejará nascer. O nascimento espiritual não é um processo mecânico; é impossível sem o seu consentimento. Você revela seu desejo desde dentro e sente uma nova vida. Sem ele, você não pode fazer a transição para uma nova etapa.

Portanto, existem duas possibilidades: ou os fatores do desenvolvimento o pressionarão ou você mesmo organiza a pressão do grupo. Então, o Faraó, que não deixa você respirar, torna-se um bom ambiente. Além disso, esse ambiente também pressiona e obriga você. Além disso, você mesmo exige isso dos amigos, até que começa a gritar: “Eu quero nascer!”.

Portanto, está tudo pronto para o seu nascimento, e tudo depende de você. Certamente, nós estamos agora entorpecidos, adormecidos. Como podemos despertar? Para isso, nós precisamos estimular todos à ação. Nós precisamos aplicar esforço, que não passa em vão, mas se acumula numa massa crítica.

O caminho para o nascimento, se você acelerá-lo, não é uma subida gradual até o cume, em que você sobe cada vez mais alto. Em vez disso, você experimenta uma seqüência de subidas e descidas, até que a soma (Σ) destas leve você ao ponto do nascimento. Isso acontece de repente, você não tem consciência disso até o último momento: de repente, você nasce para o mundo na fuga do exílio egípcio.

Desta forma, você não precisa crescer experimentando a intensificação dos infortúnios e as dores do parto. As poucas dores que você mesmo desperta são suficientes. Afinal, você faz isso conscientemente e de forma sensata; você vê o que está acontecendo consigo e, portanto, não tem que subir pelos degraus do sofrimento. A compreensão do processo cobre e compensa seus infortúnios, e os tormentos se transformam num anseio pela Luz.

Em vez de sofrer de guerras e outras catástrofes corporais, você está ardendo de impaciência: “Por que eu ainda não nasci?”. Uma pequena dor no grau humano substitui enormes desgraças nos níveis inanimado, vegetal e animal.

Um pequeno esforço no progresso consciente é um bilhão de vezes mais eficiente que os esforços forçados no longo caminho sem aceleração.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/01/12, “A Paz”