Um Feliz Equilíbrio: “Nós E o Mundo”

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você disse que através dos avanços na tecnologia, as pessoas têm mais tempo livre e que elas poderiam estudar ciência, cultura, e filosofia como algo não essencial para a vida. Hoje, em nosso tempo livre, nós estamos começando a desenvolver uma “indústria interior”?

Resposta: Em primeiro lugar, todos devem passar por cursos educacionais, um estudo longo e agradável de um mundo novo, a estrutura do homem, sua psicologia, as relações entre as pessoas: pais e filhos, cônjuges, educação infantil, a estrutura da sociedade, e a história do desenvolvimento do egoísmo. Precisamos examinar os sistemas globais e integrais com o exemplo do corpo humano e da estrutura do universo. A pessoa deve ser um pouco mais desenvolvida.

Mas, tudo isso é estudado de uma forma suave e gentil, sem quaisquer exames, mas através de discussões, empatia e comunicação dentro do grupo. Esta não é uma classe aonde você vem, aprende e vai para casa o mais cedo possível. Você está nessa atmosfera porque precisa conhecer a si mesmo e o mundo no qual vive, assim como ensinamos as crianças. Afinal, o que queremos delas? Nós queremos que elas conheçam o mundo em que elas existem, e aprendam a usar bem tudo que as cerca.

Os adultos devem aprender as mesmas coisas agora, porque eles não aprenderam que “eu e o mundo” é a essência do estudo. Eles também devem aprender como este “eu e o mundo” se transforma em “nós e o mundo”, e depois este “nós e o mundo” se transforma num grande todo, em um sistema integral.

Isso é o que ensinamos às pessoas porque a lei geral da natureza é o equilíbrio. Dentro deste estado de equilíbrio, nos sentimos mais confortáveis. Tudo tende ao equilíbrio. É por isso que é necessário mostrar às pessoas as leis existentes em todos os níveis na física, química, biologia e zoologia, para ver que isso é verdade. Então, está claro que a sociedade humana também está obrigada a se organizar baseada no mesmo princípio.

Isto não é misticismo, mas uma ciência séria. Nós fazemos assim não porque algum Lenin ou Trotsky decidiu implementar essa ideia, mas porque a natureza da crise global no obriga a fazer. E nós fazemos isso não porque somos comunistas que incorporam as ideias de Marx, mas porque aprendemos isso da vida moderna, e vemos que, na verdade, ele estava certo.

Marx estava certo no que disse sobre a crise. Ele realmente não se aprofundou na forma de realizar isso na prática. Mas, para implementar isso, nós nos dirigimos a todos os profissionais que existem no nosso mundo. E a quem nós podemos confiar se não nos cientistas? Nós construímos tudo baseado em suas recomendações.

De KabTV “Uma Nova Vida” Episódio 6, 03/01/12