Quem É O Professor Para Mim?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Em que momento nós devemos introduzir os alunos que estudam por meio de cursos virtuais do Centro de Educação aos alunos veteranos e aos grupos?

Resposta: Eu não acho que seja possível restringir essa conexão de qualquer forma. Em geral, é melhor não intervir; isso deve ocorrer por si só. Certamente, alguns de nossos amigos experientes precisam ajudar o professor no trabalho com os novos alunos, dando palestras, respondendo às suas perguntas, e ajudando a estabelecer a comunicação com eles. No entanto, os veteranos precisam ter cuidado para não se mostrar como “grandes”, pois ao fazê-lo prejudicariam a imagem do professor aos olhos dos estudantes e impediriam a possibilidade deles aprenderem da maneira correta.

Só é possível aprender a partir de um “grande homem”. Por outro lado, se você acha que ele é pequeno, você já é o professor e ele o aluno. Assim, é muito importante que os assistentes não se destaquem, mas continuem, como assistentes do professor e demonstrem respeito pelo professor. Eles vão servir de exemplo para os estudantes e elevarão o respeito pelo professor aos seus olhos, e isso vai ajudar os alunos a receberem mais dele.

Afinal, na sabedoria da Cabalá, o material é compreendido de acordo com a importância do professor. Quanto mais o aluno se anula diante do professor, mais ele será considerado um estudante melhor. Nós não estamos falando aqui do conhecimento que eu compreendi com a inteligência, mas especificamente sobre como eu me vejo pequeno em comparação com o professor, ou o professor grande em comparação a mim. Quanto maior o hiato entre nós, mais abundância descerá sobre mim. Não há medição para a abundância em si. Eu defino a sua intensidade exatamente de acordo com a mesma grandeza com que eu elevo o professor aos meus olhos. Isto é muito importante. Os assistentes precisam construir corretamente a relação dos novos alunos para com o professor. O sucesso depende disso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/02/12, Aprendendo Cabalá