Problemas De Crescimento: Do Grupo Para Toda A Humanidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o problema com a aprendizagem da Cabalá em nosso tempo?

Resposta: Quando uma pessoa chega a Cabalá, se interessa por ela, parece-lhe que ela fala de coisas que estão fora dela; ela sente como se o material que estuda estivesse em algum lugar acima, longe dela, fora dela, desconectado deste mundo, fora deste mundo. Mesmo que ela aprenda sobre a necessidade do grupo, ela parece não ouvir que a realização acontece na união dos estudantes.

Mas então, é explicado com mais perseverança como usar seu conhecimento para praticamente alcançar o mundo espiritual, percebê-lo, entrar nele. Ao fazer isso, ela precisa trabalhar na conexão entre ela e seus colegas. Mas, se uma pessoa permanece no grupo, mais cedo ou mais tarde, ela experimenta um avanço na sua compreensão da necessidade de conexão com seus amigos de jornada para revelar o mundo superior nessa conexão.

Então, à medida que ela se une com seus amigos, ela precisa começar a se unir com toda a humanidade. E ela não é capaz de aceitar isso. Todo o seu egoísmo a afasta da conexão com as pessoas que não estudam Cabalá. Ela não entende como o mundo superior pode estar conectado com estas pessoas.

Nesta fase, muitos deixam ou atrasam seu desenvolvimento espiritual, apesar de continuarem estudando; eles não avançam porque não percebem a sua conexão com os outros, pois só reunem o conhecimento teórico.

Assim, a primeira complicação é mudar de si mesmo para a conexão com o grupo, o 1%. Nós gradualmente começamos a compreender que a espiritualidade é revelada entre nós, na correção de nossa ruptura.

Mas a segunda complicação é a mudança de nós, o 1%, o grupo, de dentro, para os outros, as massas, os 99%, que estão fora de nós–e começar a iluminá-los sem a Cabalá, mas apenas direcionando-os para a união integral sem a realização do Superior. É difícil entender a importância disso; está muito além do “interesse pessoal”.

Hoje, eu vejo a dificuldade em mudar do trabalho em grupo para o trabalho com a humanidade em muitos dos nossos grupos. Mas, estas são as dores do crescimento, e elas são necessárias para a realização da estrutura do mundo superior.