Observar A Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como a pessoa encontra um equilíbrio entre os desejos corporais e o desejo pelo Criador?

Resposta: Eu tenho um ponto no coração do qual observo tudo o que está acontecendo. Em primeiro lugar, eu sinto o meu corpo. Posso até olhá-lo a partir deste ponto no coração; eu posso observar os seus órgãos e partes. A partir deste ponto no coração eu posso observar meu corpo e os sistemas que agem no seu interior.

O Criador me deu esta sensação corporal; é o sistema mais próximo de mim. No entanto, eu não pertenço a este sistema, eu simplesmente o observo do ponto no coração que está no interior, onde o meu “eu” vive.

Além do meu corpo, eu também tenho pessoas que me estão próximas, como a família. Há também influências mais prolongadas, como toda a natureza. Tudo isso são coisas que influenciam o meu ponto no coração, o ponto que tenta analisar e identificar-se: “Quem sou eu?”.

Do ponto do meu “eu” (‘Ani’ em hebraico – Aleph-Nun-Yod), eu tenho que ir ao ponto do “não” (‘Ain’ em hebraico – Aleph-Nun-Yod), que está acima de mim mesmo. Por um lado, eu quero conquistar o mundo, destruir os meus inimigos e controlar a todos. Isso é o que o meu ponto egoísta quer.

No entanto, eu trabalho em anular-me, para que eu possa existir a partir deste ponto e comece a sentir a força superior, que existe fora de mim.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/02/12, Escritos do Rabash