Juízes E Guardas Em Todas As Suas Portas

Dr. Michael LaitmanDiz-se: “Você deve colocar juízes e guardas em todas as tuas portas”. Os juízes são aqueles que decidem “à força” o que a pessoa deve fazer consigo mesma e, assim, criam obstáculos potenciais. Enquanto os guardas são aqueles que ativamente executam a decisão, tirando a pessoa do caminho e afastando-a. As atribuições são divididas, como é habitual neste mundo.

Nos graus mais elevados isso poderia ser interpretado como os estados de pequenez (Katnut) e grandeza (Gadlut). O juiz julga uma pessoa de acordo com suas “virtudes” (GE, as forças de Bina, a Luz de Hassadim que está presente nela), pesando-as em relação à espessura do seu desejo de receber, como numa balança. Os guardas já lidam com os desejos de receber que exigem supervisores e diretores para garantir que estes não avancem e a pessoa não use seu AHP.

Este é o mesmo trabalho, e ele depende do estado em que a pessoa está: se ela está em ocultação dupla ou simples, em revelação simples (recompensa e castigo), ou em revelação dupla (amor). Assim, o caráter dos juízes, supervisores, e, depois, dos guardas, muda.

E também entre os juízes, eles próprios, existem vários tipos. Todo o estudo do Talmude Babilônico foi construído sobre esses argumentos, sobre os julgamentos do desejo de receber. Isto é uma instrução de como a pessoa deve construir e avaliar a si mesma, para ser seu próprio guarda e supervisor, e antes de tudo, o seu próprio juiz.

A pessoa compara seu estado com o que está escrito no Talmude e determina em que grau ela está, que exemplos ela precisa aplicar em si mesma nos níveis inanimado, vegetal, animal e falante do desejo. Ela vê em que nível do desejo ela causa dano devido ao seu egoísmo e de que maneira ela pode compensá-lo, ou seja, corrigir os danos causados pelo ego que violou seus limites.

Todo o Talmude e todo o trabalho nos níveis espirituais dedicam-se a isso. Se você abrir o Talmude Babilônico, você verá que todas as discussões e divergências são apenas sobre isso, até os esclarecimentos mais detalhados dos mínimos detalhes.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/02/12, Escritos do Rabash