Entradas na nossa Conta Espiritual

Pergunta: Há estados que você não pode sair sem a ajuda dos amigos e há estados que dependem de uma pessoa. Como você pode distinguir entre os dois?

Resposta: Receber do grupo é como receber do Criador, porque Ele está vestido com toda a minha realidade externa. Se os amigos simplesmente me impressionam e inspirarm-me, é exatamente como se o Criador me despertasse.

Mas não é o meu vaso espiritual. Meu vaso espiritual é a adição que recebo deles para o meu pedido, para os meus esforços Aqui tudo funciona de acordo com um relato preciso “compra-se um amigo.”: Quanto mais esforços eu faço, mais eu exijo deles, e mais eu recebo.

O que eu recebo é graças ao nosso respeito, nossa ânsia de conexão e de trabalho acima da razão, e quanto mais eu me vejo como menos do que todos eles, como um zero, e os outros como superiores a mim, como 1, e de acordo eu sou evocado, tal como o 1, com a adição de muitos zeros, 1000000, isto é como meu vaso espiritual é medido.

Nada é feito por si só. Tudo é feito de acordo com um relato preciso: Meu desejo é levado em conta, o desejo dos amigos ou o desejo do Criador, e a força que recebeu de mim, a partir deles, ou do Criador. Tudo é calculado com precisão.

Mas se eu acordo acidentalmente por ouvir os amigos cantando ou falando, não é contado como um resultado do meu trabalho. Eu posso ficar impressionado por ele e ascender a querer espiritualidade, de querer se conectar com eles, mas tudo vai ficar por sua conta. Está registrado na minha conta só se eu desenvolver o meu desejo por mim mesmo quando eu não sinto qualquer interesse e prefiro não sair da cama, e não me mover. Eu ainda devo me preocupar em como adicionar um certo movimento de minha parte para com eles. Caso contrário, não será o meu vaso.

Portanto, pode parecer a uma pessoa que ela tem feito muito, mas se ela pudesse ver a conta real, ela não acharia a “renda” nela. O mundo espiritual existe apenas como um resultado da aceleração em nossos esforços. Mas se eu mudo para uma velocidade constante, é como se eu estivesse parado em um lugar. Apenas as adições contam nisso, o coeficiente, a aceleração.

A aceleração não deve ser constante, porque pode ser considerada como parada. Deve haver uma adição constante. Se pudéssemos calcular essa “fórmula”, poderemos ver que nós não investimos muito em nossa conta.

[69956]
Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala de 16/02/12, Escritos do Rabash.

Material Relacionado:
A Aspiração Deve Ser Conquistada