A Diferença Entre uma Rocha Inanimada e uma Semente Viva

Todo o nosso estudo e trabalho são dedicados ao esclarecimento da nossa deficiência, o esclarecimento do nosso objetivo na vida, o que vai nos levar, e quem eu quero ser. Isto é tudo que uma pessoa é. Tudo é determinado apenas pela deficiência de uma pessoa, e só o que se acrescenta ao que foi recebido da natureza.

Se certos desejos são simplesmente evocados em mim para ir a algum lugar, para fazer algo no grupo ou me conectar com os amigos, estes não são os meus desejos. Estou incorporado em um grupo que me influencia e agora por seu desejo de ir ao deserto, eu estou impressionado com os amigos, mas não sou eu. Eu sou como uma rocha aqui. Será que recebo alguma coisa do meio ambiente? Quase nada.

Mas se eu quiser investir nos meus poderes e estou no ambiente certo, eu começo a crescer nele como uma semente que foi plantada no solo a partir da qual uma árvore inteira vai crescer. Eu só preciso acrescentar os meus próprios esforços e não apenas esperar por aqueles ao meu redor para me acordar.

Eu evoco a mim mesmo e os outros. Eu desperto todos eles para que eles venham me influenciar. E o que eu recebo deles é o meu vaso espiritual. Um vaso espiritual é sempre recebido do meio ambiente, e é sempre o resultado da inspiração de uma pessoa e do trabalho para a sociedade.

Há aqueles que estão na sociedade, mas estão totalmente isolados dos outros, como se eles se cercassem com fita isolante . Então, como eles podem beneficiar o meio ambiente? Em tal caso, um vaso espiritual não vai ser formado nesta pessoa. Ela vai ficar impressionada com as outras no sentimento geral no qual o ambiente vai colocá-la dentro e ser arrastada por ele, mas seu navio espiritual individual não irá se desenvolver.

[69961]
Da 2 ª parte da Lição Diária de Cabalá de 16/02/12, O Zohar

Material Relacionado:
Plante-se em Solo Fértil e Você Irá Crescer