Uma Escada das Trevas para a Luz Absoluta

A criatura tem uma longa jornada para alcançar seu objetivo e subir para o nível do Criador, a Luz, e tornar-se igual a Ele em sua essência e altura. Inicialmente, o desejo se desenvolve de acordo com as quatro fases da Luz Direta, revelando como está oposta ao Criador. Quando atravessa a primeira restrição (TzimtzumAleph) e adquire a tela (Masach), começa a construir o sistema de ocultação na relação entre ela e a Luz.

Eles estão conectados na extensão da capacidade do desejo de desfrutar a tornar-se como a Luz, e eles estão escondidos na medida da falta de sua capacidade de fazê-lo. Esta é a chamada condição de equilíbrio, a correspondência da forma da Luz e do desejo. Isto serve como base para a construção da escada de graus. No seu auge, o vaso, o desejo, é absolutamente cem por cento semelhante a Luz. Quanto mais descemos por essa escada do estado muito mais alto, mais forte se torna a ocultação.

No topo, não há ocultação e o desejo é de cem por cento; no fundo, não há desejo e a ocultação é de cem por cento. Se você escolher um ponto ao longo do caminho de cima para baixo, será parcialmente revelado e parcialmente oculto. Uma certa parte da Luz torna-se revelada, e o restante permanece escondido. É assim que os níveis espirituais e os mundos são formados, ou seja, Adam Kadmon, Atzilut, Beria,Yetzira,e Assiya.

Tudo é construído sobre a base de correspondência, isto é, o grau de semelhança entre o desejo e a Luz. Desta forma, a escada desce ao nível do nosso mundo onde o desejo se separa completamente da Luz, a fim de tornar-se independente.

Parecemos viver uma vida que é completamente independente da Luz, porque não sabemos nada sobre ela. É exatamente por isso que podemos começar a subir a partir deste ponto independente que é separado da Luz que nos traz para o estado de correspondência com ela: Nós podemos mudar a nós mesmos e tornarmos mais parecido com ela. Isto é o que significa subir os degraus da escada até a plena correspondência. Isso é chamado a correção final (GmarTikkun).

O universo é feito de tal forma que num primeiro momento, o sistema de ocultação é construído, de cima para baixo. À medida que subimos de baixo para cima, precisamos usa-lo para descobrir a nós mesmos como semelhantes à Luz. A lei de correspondência de qualidades sempre permanece. Afinal de contas, a razão que o Criador criou a criatura era a favor, isto é, para trazer a criatura para um estado de absoluta correspondência com Ele e aderência.

Devemos entender a nossa semelhança com o Criador em cada estado, em cada grau. Para alguém fazer isso, é preciso primeiro ponderar: Deseja ser como a Luz e fazer isso ser incrivelmente importante para ele. A qualidade da Luz, a qualidade de doação, deve tornar-se a qualidade mais nobre e elevada aos nossos olhos. Devemos nos esforçar para corresponder com ela na medida de todas as nossas forças e habilidades, tanto quanto pudermos.

Aceitar esta condição e tornar-se como a Luz, doação, tanto quanto possível, é chamada de “tornar-se um Rav” (importante, grande ). Isto significa que esta qualidade de doação deve se tornar maior (Rav) do que todas as minhas qualidades egoístas.

[62246]
Da 1a. parte da Lição Diária de Cabala de 01/12/2011,  Escritos do Rabash

Material Relacionado:
Há Um Meio No Mundo
Condições Para a Ascensão