Quando Nos Lembramos De Tudo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Uma pessoa se esquece muito, banindo muita coisa ao esquecimento, deixando para trás começos não satisfeitos e defeitos não corrigidos. Como nós podemos evitar o esquecimento no caminho espiritual?

Resposta: Agora é impossível. Somente no final todos os eventos separados serão juntados e levados à correção coletiva, chamada “Rav Paalim u-Mekabtziel”. Depois de acumular todos os nossos vasos, eles vão se unir ao mesmo tempo num estado unificado, e essa ação será realizada. Ela vai somar todas as gerações de bilhões de pessoas e juntará  todos os seus assuntos num só. Isto ocorrerá quando o tempo da correção total chegar, que unirá todos nós num único desejo perfeito e preenchido com a Luz do Infinito.

Até lá, nós somos proibidos de perceber o passado, porque não seríamos capazes de suportar todas as coisas que experimentamos. Nós não temos a coragem necessária para isso, em outras palavras, a tela (Masach). Hoje não seríamos capazes de justificar os estados que experimentamos.

É por isso que nós tendemos ao esquecimento. Nós desligamos de vez em quando. Este “apagão” periódico é, na verdade, nada mais do que a troca entre dois momentos, entre o dia de ontem e o dia de hoje, entre as vidas passada e presente, até que finalmente elas serão todas reunidas numa só.

Da Série Palestras Introdutórias 17/01/12, “Curso para Ser um Homem, Desenvolvimento Humano”