De Volta À Escola!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Em nossa metodologia de educação integral das crianças, existe alguns princípios fundamentais: educação separada para meninos e meninas; os mais jovens são ensinados por seus colegas mais velhos; crianças aprendem “num círculo” e através de discussões. Atenção particular é dada à educação prática e realista, em oposição à sua parte abstrata. Esses princípios são diferentes de qualquer forma para os adultos?

Resposta: Praticamente não, porque com relação a isso nós somos totalmente como crianças que estão prestes a dominar algo novo. Nós estamos agora começando a revelar um novo mundo, uma nova vida, e uma nova atitude para com ela. Nós temos que mudar e revelar um mundo novo para nós. Nós somos como crianças que têm que entender esse novo mundo integral que está se aproximando de nós.

Para evitar experimentar essa abordagem como uma crise moderna, todas as nossas ações devem ser dirigidas para entrar num estado de harmonia com esse mundo integral.

Hoje, a natureza está começando a nos tratar como um sistema integral, interconectado e reciprocamente equilibrado no qual todas as partes existem em equilíbrio, apoio, e concessões mútuas. Nós somos o elemento mais importante nesse sistema! Para isso, nós precisamos trabalhar duro em nós mesmos e entender que tudo isso não é algum capricho, invenções ou especulações filosóficas de alguém, mas verdadeiramente uma lei da natureza.

Essa lei se realiza de forma gradual e inevitável dentro da sociedade humana, exceto se não correspondermos a ela. Digamos que alguém está tentando nos inserir numa estrutura circular, mas nossa forma é quadrada e não pode funcionar dentro de uma estrutura redonda – aí reside a crise. Assim, todos os adultos terão que se sentar novamente nos bancos escolares e aprender a viver num novo mundo, se preparando para ele.

Pergunta: Você falou sobre o fato de que baseado em sua experiência com a educação de crianças em seu centro, as aulas precisam ser dadas num círculo e filmadas em para que as crianças possam mais tarde ver como elas se parecem vistas de fora. Esse é uma metodologia muito efetiva. Pode-se aplicá-la aos adultos?

Resposta: Você pode aplicar absolutamente o mesmo método, porque a idade não importa. A única coisa que importa é nosso status com relação a esse novo mundo, o novo sistema social no qual precisamos entrar. Com relação a isso todos nós somos crianças, e temos que estudar e, gradualmente, nos transformar, nos moldar para corresponder a ele.

Da “Palestra sobre Educação Integral” 12/12/11