O Setor Financeiro: Vivendo Uma Mentira

Dr. Michael LaitmanPergunta: O setor financeiro, incluindo bancos, bolsas de valores, empresas de investimento e outros, compõem uma grande indústria. Nos EUA, por exemplo, o setor financeiro representa 8,5% do lucro do PIB, com média de 33% de lucros.  Ele é acusado de causar a atual crise global, e, ao mesmo tempo, prospera até hoje. Como pode ser isso? Afinal, a economia é uma cópia de nossas relações mútuas.

Resposta: É exatamente esta a razão da indústria financeira estar prosperando. Ela vive numa mentira, e está ciente disso e não quer mudar nada.

Vamos pegar os bancos, por exemplo: podemos acreditar neles hoje? Não há ninguém que esteja mais próximo da bancarrota do que eles. Na verdade, eles já estão falidos, porque carecem dos ativos que estão registrados em seus nomes. Mas nós ainda estamos enchendo as nossas contas bancárias felizes. Por que nós acreditamos neles?

Nós estamos cientes dessa falácia, e ainda assim deixamos tudo do jeito que está, porque amamos viver numa mentira; nós gostamos de ser enganados e que os outros mintam para nós. Esta é a nossa vida: nós apreciamos a casca.

Pergunta: Poderia ser porque as pessoas não têm outra alternativa?

Resposta: É tudo uma questão psicológica. As pessoas pensam que o banco é um lugar seguro, mesmo sabendo que não é assim. A mentira começou quando os meios financeiros foram desconectados do seu valor em ouro. Desde então, os bancos têm multiplicado suas dívidas financeiras “virtuais”, as quais não têm qualquer respaldo. Eles já não estão mais conectados a qualquer coisa que tenha algum valor real.

Na espiritualidade, “dinheiro” é uma cobertura, uma Masach (tela), o poder real de superar. Os profissionais da área financeira, ao contrário, transformaram o dinheiro num “fantasma”. Este é um grande erro, mas eles fizeram isso de propósito, a fim de serem superiores aos outros.

Hoje todo mundo vive nesta mentira. Além do mais, nós já descobrimos isso, mas não sabemos como nos livrar. A mentira é a crise. Como podemos resolver isso? O mundo inteiro está cercado por uma rede de conexões mútuas errôneas e não consegue se libertar. Ele não sabe como substituí-la. Sem ela, tudo vai parar, incluindo o fornecimento de necessidades básicas às pessoas. Assim, no final, somos obrigados a suportar este falso sistema.

Então, qual é a solução? Eu sou a favor de uma descida gradual, em vez de uma queda súbita. Nesse meio tempo, através da educação, nós podemos transformar este mal em algo bom, sem destruir totalmente o sistema. Se nós o destruirmos, haverá guerras e caos total.

Nós não precisamos de um colapso global. O reconhecimento do mal desse modo vai realmente ser uma terrível catástrofe; portanto, isso deve ser feito com sabedoria. O que sabem os bilhões que sofrem? Eles não entendem nada e, no meio tempo, procuram bodes expiatórios…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/12/11, Baal HaSulam, “A Liberdade”