Nenhum Elo É Redundante

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu tenho que constantemente me preocupar com o avanço espiritual ou devo manter minha mente no grupo?

Resposta: Esta é a ordem:

  1. Eu trabalho como os amigos;
  2. Pelo amor dos amigos eu organizo o grupo;
  3. Com o grupo eu dissemino;
  4. Através da disseminação, que ajuda as massas a se aproximar do Criador, eu O agrado.

O grupo em si não O agrada; a disseminação em massa, que abre o caminho para Ele para todos, sim. Não importa que eles estejam distante e ainda não entendam onde este caminho os está levando. Se as massas se aproximam do Criador pelo menos um pouquinho, isso dá a Ele contentamento. Esse é o ponto principal.

Se você leva uma pequena parte da Sua mensagem para a Indonésia ou Polinésia, isso O agrada. É como o convidado que agrada o Anfitrião ao partilhar a refeição que o Anfitrião preparou para ele.

Então, vamos colocar as coisas direito:

Primeiro: nossa meta é alcançar a adesão. Adesão é equivalência de forma, doação de minha parte, assim como a doação que vem do Criador. Devo alcançar a doação, e, então, eu alcançarei a adesão com o Criador. Doação significa trazer contentamento a Ele.

Segundo: Ele é agradado quando, graças a mim, o enorme desejo de receber que Ele criou se aproxima da adesão. Minha doação ao mundo tem que aproximar tudo do Criador. Como? Através da disseminação.

Terceiro: A fim de fazer isso eu preciso me juntar a um grupo para que eu possa ter meios, uma “tropa de elite”. Quando eu tenho o grupo, eu posso disseminar. Assim, conclui-se que eu entro no grupo e com sua ajuda doo ao mundo, dissemino, ajudo as pessoas a se aproximarem do Criador, e assim O agrado. Nenhum elo na cadeia é redundante.

No passado, a disseminação não fazia parte da cadeia. A pessoa costumava se sentar num grupo de Cabalistas, e eles atingiam o Criador diretamente. Mas hoje isso é impossível, porque todo o mundo precisa alcançar o Criador. No passado, em gerações anteriores, os Cabalistas somente se preparavam como um meio para avançar o mundo, e agora todos os esforços estão dirigidos para ajudar o mundo. Não há outra escolha, e o Baal HaSulam diz isso em muitos lugares: no final da “Introdução ao Livro do Zohar”, no artigo “O Shofar do Messias”, e outros.

Pergunta: A preocupação com o mundo é o resultado natural do nosso trabalho em grupo? Ou nós temos que aumentar a importância do que estamos fazendo pela humanidade?

Resposta: Eu, o mundo e o Criador. Nós estamos conectados, e eu não posso distinguir um do outro. Adesão significa que estamos todos conectados, não importando em que medida. O principal é que nós estamos juntos, e eu não posso distinguir entre o grupo, o mundo, e eu mesmo. Eu simplesmente não posso, porque se eu o fizer, eu não poderei sentir isso, não alcançarei a revelação, e não cumprirei a meta. Esses elos não existem separadamente, embora hoje, em nosso estado inconsciente, eles pareçam separados.

Not One Link Is Redundant

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 12/12/11, Escritos do Rabash