Movendo-Se Em Direção À Meta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Desde a convenção você parou de comentar as notícias internacionais e a crise. Isso é um bom ou um mau sinal?

Resposta: Nem um nem outro. Simplesmente não existem comentários suficientes para todas as novas decisões dos líderes, pois sem a compreensão da natureza da crise, eles não serão capazes de tomar a única decisão certa: no sentido da união gradual mas plena, como a natureza nos obriga a fazer.

Voltando ao início do século passado, o Baal HaSulam escreveu que a humanidade está se movendo em direção à compreensão de que é uma família, que está integralmente interconectada. Ele viu isso como Cabalista, a partir de nossa conexão interna, a maneira como ela se manifesta em nosso crescimento e evolução, sob a influência das forças da natureza.

É por isso que a manifestação de nossa oposição à natureza continuará crescendo na forma de maior sofrimento, falências, descidas, ameaças de desemprego, distúrbios e protestos. E isso vai continuar até que o mundo perceba a causa da escalada da crise: as nossas relações egoístas. Afinal, nós nos desenvolvemos até o ponto em que devemos começar a nos conectar numa comunidade mundial única e integrada e, assim, alcançar o nível do “ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Isso não é uma fantasia ou utopia, mas a futura realidade objetiva que já surgiu no horizonte. Este é o objetivo da nossa evolução, programado pela natureza. Isso já está começando a se manifestar na forma de uma conexão universal necessária entre as pessoas, empresas e países, e nossa resistência e falta de correspondência a isso causa a crise em nossa sociedade. Por outro lado, a equivalência evocará o sentimento de harmonia, bem-estar e perfeição em nós.

E nenhuma solução ou ação, que não esteja direcionada à união ou integração, encontrará sua correta execução. Em vez disso, encontrará o fracasso, o que pode levar à guerra. Isto resultará em tanto sofrimento que a humanidade perceberá que a integração é a única solução para seus problemas.

É por isso que eu não tenho mais nada para escrever sobre a crise. Todas as tentativas de sair dela têm sido até agora sem sucesso; elas não conseguiram acertar o alvo. O cenário de desenvolvimento nos leva em direção ao objetivo da natureza, embora de uma forma desfavorável até agora. Isto é semelhante a uma criança que deve ver “a coisa certa”, mas através da força e da punição. Lamentavelmente, até agora nós estamos indo pelo “caminho do sofrimento” (castigo): nós teremos que aprender com ele…