Escravos para Trabalho

Vemos no século XXI que o mundo mudou muito. As pessoas costumavam ser muito mais livres. Elas têm sido puxadas em um redemoinho de trabalho e tornaram-se escravas. Isto mesmo se aplica à classe média e funcionários de alta tecnologia, políticos, economistas, cientistas sociais e políticos, e pessoas de todas as profissões. Cada trabalhador é completamente vendido para o seu trabalho. Nós nos tornamos escravos.

Nossa vida inteira gira em torno do trabalho. A pessoa moderna não gasta muito tempo comendo, bebendo, ou descansando enquanto estiver sentada na frente de uma TV. Ela desperdiça a maior parte do tempo no trabalho e passa uma ou duas horas indo e voltando. Assim, ela passa o dia inteiro no trabalho.

Empresas organizam as suas próprias creches e grupos de retiro. Eles fazem todo o possível para anexar seus funcionários ainda mais fortemente a seu local de trabalho. Desta forma, uma pessoa se torna um escravo da sua empresa. Ela nem sequer compreende que há algo mais além do trabalho. Trabalho se torna a coisa mais importante na vida e enche sua vida completamente.

Quando encontramos um conhecido, a primeira coisa que perguntamos é o lugar onde ele trabalha, o que ele faz, e quanto ele ganha. Essencialmente, nós não o tratamos como uma pessoa, mas como um profissional. É como se nós não vissemos uma pessoa na frente de nós. Nós não perguntamos o que lhe interessa, o que ele tem visto e experimentado, ou aonde ele foi. É como se seu local de trabalho é mais importante para nós do que a pessoa. A coisa mais importante é o local onde ele trabalha e o que ele faz.

Principais preocupações de uma pessoa é certificar-se que ela não será demitida e se eae será capaz de encontrar um emprego diferente. Empresas enviam seus funcionários à formação profissional. Tudo gira em torno apenas de trabalho. Uma pessoa gasta, pelo menos, dez horas por dia sobre este assunto. Este não é um estilo de vida saudável a todos.

Nós estamos destruindo a nossa fundação, o mundo em que vivemos, todos os nossos recursos naturais e ecológicos. Somos como crianças que perderam a noção do tempo de jogo. Agora, nossa mãe precisa nos parar. Ela chegou para parar o jogo, nos dizendo que chegou a hora de fazer outras coisas, e nós somos incapazes de parar.

[62556]

Da Conversação sobre “Lições sobre o Novo Mundo” 01/12/2011.

Material Relacionado:
Há Trabalho Para Todos
É Liberdade da Escravidão, Não desemprego