Educação Integral Sem Movimentos Bruscos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como pode a educação integral, que explica a conexão geral mútua, nos ajudar a sair da crise econômica sem problemas?

Resposta: Nós não fazemos a correção no plano econômico, a nível financeiro, ou nas nossas conexões comerciais mútuas, mas em nossa consciência e nosso reconhecimento. Nós temos que reconhecer a conexão mútua entre nós e a necessidade de nos adaptar à natureza.

É como se todos nós comprássemos um novo par de óculos integral. Quando a pessoa os colocar, ela vai ver um mundo “redondo”. Ela vai ver que estamos todos conectados e que dependemos uns dos outros. Nós somos tão interdependentes que somente eu posso alimentá-lo e você pode me alimentar. Sozinhos, vamos todos morrer de fome.

Isso parece terrível para a nossa natureza egoísta, mas a partir de agora não há outra maneira. E nós podemos ver que isso está realmente muito próximo.

Portanto, nós temos que sensibilizar as pessoas e, com esta nova perspectiva, iremos gradualmente mudar a nossa vida. Nossa vida vai mudar devido às mudanças em nós, quer queiramos ou não. Como é que vamos ver isso nos bancos e mercados de ações? Esta é outra questão. Primeiro, vamos começar a mudar, e tudo vair começar a tomar forma.

Este processo irá, sem dúvida, fluir na direção certa, porque quando entendermos a conexão total, não seremos capazes de prejudicar um ao outro.

Portanto, a educação integral é primordial e deve ser disponibilizada acima de tudo. Não há necessidade de ir muito a fundo. As deficiências da situação atual devem ser reveladas exatamente na medida em que isso vai nos fazer compreender a necessidade da educação, e que somente a educação integral pode nos salvar. Nós devemos reconhecer a ilusão do sistema atual, mas não tocar no sistema em si. Ele está tão podre que pode entrar em colapso como resultado de um movimento descuidado e nos deixar sem nada.

Pergunta: Mas existem “focos de incêndio” que devem ser apagados agora.

Resposta: Se você começar com a educação integral, você vai ver como eles imediatamente começam a diminuir. Além disso, não há outro método. Não é a primeira vez que os melhores especialistas lidam com este problema. Quantas reuniões ocorreram e quantas promessas foram feitas, mas nenhuma solução? Ninguém tem um extintor de incêndio. Todo mundo diz o que pensa: dê dinheiro, poupe dinheiro, tenha cuidado em se salvar…

Portanto, eu repito: a solução está num nível totalmente diferente.

Nesse meio tempo, nós devemos parar de fazer quaisquer movimentos desnecessários, manter as coisas traquilas e declarar publicamente que devemos ser muito cuidadosos. Afinal, nós estamos até o pescoço no pântano e qualquer onda que possamos fazer pode nos afogar.

Em vez disso, nós devemos subir para outro nível e ativar o sistema de ensino. Então, quando olharmos para o mundo através destes novos óculos, saberemos como resolver nossos problemas. Saberemos disso internamente. Graças à nova educação, as pessoas vão começar a mudar e, assim, alterar o equilíbrio com as forças da natureza. Vamos acumular o poder da ajuda mútua e melhorar as relações mútuas entre as pessoas e entre as nações, e aos poucos sair do velho mundo golpeado por crises.

Acima do antigo sistema, nós vamos construir um novo sistema: esta é a mesma garantia mútua, mas agora adaptada para áreas específicas, como educação, família, Estado, sociedade, indústria e economia. O princípio da garantia mútua será determinado em cada campo de acordo com mudanças internas da pessoa.

Eu não conheço nenhuma outra solução. O problema está apenas em perceber isso e aqui nós estamos numa encruzilhada: será que devemos continuar usando os métodos usuais que acabarão por nos levar ao surgimento de regimes nazistas, guerras e destruição em massa, ou devemos seguir o caminho que os Cabalistas recomendam?

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/12/11, Baal HaSulam, “A Liberdade”