A Idade Da Pessoa Não É Um Obstáculo No estudo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existem diferentes estágios na educação das crianças conforme a idade: até os três anos de idade, de 3 a 6 anos de idade, 6 a 9 anos de idade. Existem fases na educação dos adultos?

Resposta: Existem fases, mas elas são independentes da idade. Quando uma pessoa atinge a maturidade nas idades dos 18-20, o resto do seu desenvolvimento é independente da idade; apenas depende da internalização do material tanto teórico como prático.

Vemos isto nos nossos cursos dos quais homens, mulheres de 20-25 anos e pessoas, que são suficientemente velhas para serem não só os seus pais mas os seus avós, fazem parte. Elas têm discussões tão vivas que o intervalo de gerações entre eles se torna absolutamente irrelevante porque eles discutem relações pessoais, familiares e sociais totalmente novas e mesmo inesperadas para eles.

É muito interessante ver quão irrelevante é a idade a partir das questões que as pessoas perguntam durante as aulas ou em palestras, e pela forma como tomam parte na discussão. Mas a antiguidade interessa porque a experiência é adquirida gradualmente ao longo dos anos.

Durante esse tempo a pessoa deve ser orientada. Mais e mais pessoas novas vêm ao grupo. Depois estes grupos ligam-se. Os grupos separados de homens e mulheres irão também ligar-se, e como um grupo unificado irão ligar-se com o grupo das crianças e depois dividir-se novamente.

Temos de “misturar” a sociedade de estudantes de forma que eles estejam preparados para perceber os diferentes estados da vida correctamente e como lidar com eles: as relações mútuas no trabalho, com os gestores, com os subordinados, com vizinhos, com pessoas que você pode achar desagradáveis ou de quem gosta, assim como com parentes aos quais você está de alguma forma obrigado. Assim, uma certa transformação começará nas relações entre as pessoas.

Temos de falar sobre tudo isto e discutir estes temas. A pessoa deve experiencia-lo, vivê-lo, como se se “vestisse” em outras pessoa, comparando-se a elas, e como resultado, ligar-se a elas num todo único.

Assim muitas cenas serão reproduzidas dentro da pessoa. E filmes de vídeo e discussões ajudam muito neste processo.

Palestra sobre Educação Integral 12/12/11