A Chave Para Pessoas, Família E Sociedade Saudáveis

Dr. Michael LaitmanPergunta: Suponha que organizemos um curso sobre educação integral para adultos. Que resultados eles podem obter após a conclusão do curso?

Resposta: É preciso compreender que a partir de agora, a natureza nos oferece apenas dois caminhos de desenvolvimento, levando a um objetivo. O objetivo final da natureza é a união completa de todas as suas partes, incluindo a humanidade como parte da natureza em geral.

Nós podemos chegar a este estado de harmonia, equilíbrio e homeostase de duas maneiras. Um deles é o caminho do sofrimento, a compreensão dessa necessidade, apesar de nossos desejos e impulsos internos. Este caminho é muito difícil, complexo, e forçado.

Em princípio, a natureza nos desenvolveu desta forma o tempo todo. Este é o processo da evolução, quando somos empurrados por trás e, assim, buscamos conforto. Acontece que nós buscamos uma vida melhor sendo empurrados por trás, errando muito, mas, no final, nos desenvolvemos. É assim que o homem, as pequenas sociedades, bem como a humanidade como um todo, desenvolveram-se no passado.

Mas há uma possibilidade de desenvolvimento com dignidade, quando a pessoa está ciente de antemão que toda a natureza está se movendo para a integralidade. Agora, os primeiros sinais dessa futura integralidade tornam-se aparentes, obrigando-nos a existir nela como parte da sociedade, da natureza e do universo.

A natureza se esforça para se equilibrar porque essa é a chave para a sua saúde, segurança e sustentabilidade, tanto em cada parte dela (por exemplo, no nosso corpo) como em todo o sistema.

Tomemos este estado futuro como objetivo comum de toda a humanidade e comecemos a abordá-lo, pelo menos em regiões diferentes do mundo, através de várias organizações internacionais, crenças e, mais importante, através da educação. A educação não deve ser intrusiva; nós devemos simplesmente dizer às pessoas sobre as leis da natureza, as leis do desenvolvimento da sociedade humana: comportamento, educação, relacionamentos, família e educação infantil. Nós ensinamos as pessoas como viver com um salário bastante modesto, subsídios ou bolsa de estudos.

Mas tudo isso deve ser ensinado às pessoas. Elas não sabem como educar os filhos, como se dar bem entre si. Nós vemos que a humanidade ensina algo completamente diferente: ela não ensina ou educa seus filhos, a geração futura, para que ela viva bem.

Nós não pensamos como tornar as pessoas felizes. Nós as empurramos para o abismo da concorrência capitalista, onde elas estão dispostas “a se comer” de bom grado. Mas não há vencedores nesta disputa, e no final, nós as condenamos ao estresse constante e problemas. Como resultado, ninguém vê a felicidade.

É essencial que os psicólogos, sociólogos, pais, professores e pessoas, que já entendem o problema ou podem entendê-lo, cheguem a uma conclusão mais ou menos correta, e com a ajuda de cientistas, do público, e da Internet (que hoje é uma força considerável) sejam capazes de mostrar a toda a humanidade que esta educação integral é a chave para uma sociedade, um homem e uma família saudável. Nós simplesmente não sobreviveremos sem ela, nós avançaremos com enormes prejuízos. Claro, nós atingiremos o mesmo objetivo, mas será um caminho terrível.

Discussão sobre a Educação Integral 11/12/11