A “Caixa” Indispensável

Baal HaSulam, “A Liberdade”: No entanto, quando examinamos os atos de um indivíduo, vamos julgá-los como conpulsórios. Ele é obrigado a realiza-los e não tem liberdade de escolha.

Somos o desejo de receber criado pelo Criador. Este desejo responde apenas para o prazer ou a falta dele, que é a dor. Assim, podemos experimentar sentimentos positivos ou negativos.

No primeiro caso, uma pessoa se sente bem e confortável, então ela quer permanecer nesse estado. O que nos enche exatamente, e onde é que vamos sentir o prazer? Afinal, não estamos falando apenas de um vidro que enchemos com água.

Conforto e prazer, e isso é especialmente evidente nas crianças: Se fizermos um bebê se sentir bem, ele vai estar tranqüilo. Esta é a resposta do desejo de receber, e naquele momento ele não precisa mudar. Na verdade, ele não pode mudar porque o prazer preenche completamente o desejo.

Quando sentimos dor, é exatamente o oposto. Uma pessoa pode escalar as paredes e não encontrar um lugar para descansar.

Lá estão profundamente enraizadas as razões para essas respostas. Paz e prazer são como uma cópia da Luz, o Criador, encarnado pela mãe. Elas trazem apaziguamento e o bebê fica calmo.

Então, nós respondemos a duas coisas apenas: Prazer ou dor. No entanto, além do desejo de receber, processos internos acontecem em quatro fases de desenvolvimento. Combinados, essas fases criam uma espécie de volume interno, onde a entrada e a saída são comparadas: O que entra em mim, como eu respondo, e o que finalmente sai.

Como resultado, a mente de uma pessoa desevolve: A Luz entra e evoca tanto sentimentos positivos ou negativos, bem como realizações positivas ou negativas. Aqui tudo depende da “entrada e módulo de saída” desta “caixa” nas quatro fases, que verifica se o sinal de entrada corresponde à meta.

Assim, além do prazer e da dor em sua forma pura, temos a oportunidade de estudar e acumular experiência. Conseqüentemente, nós construímos uma escala de “verdadeiro ou falso” e compreendemos que um bom sentimento pode ser falso, enquanto um ruim pode ser verdadadeiro. Permite-nos agarrar à verdade e, se necessário alterar o sinal de entrada de menos para mais ou de mais para menos.

Este é o papel das quatro fases, através da qual a resposta do nosso desejo se move em direção a consciência e compreensão. Ela supera a distância, dividido em quatro partes de acordo com a estrutura do HaVaYaH,e isso nos dá a oportunidade de comparar a entrada e saída.

[63131]

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala de 14/12/2011, “A Liberdade”.

Material Relacionado:
Eu Não Gostaria de Repetir De Ano na Escola

Um Cálculo Transparente