Um Trabalha – Todos Recebem

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como eu faço para chegar a um acordo com meu amigo sendo recompensado pelo meu trabalho?

Resposta: Se a minha ação é em prol da doação, eu trabalho e tenho prazer no trabalho real. Eu quero passar a satisfação a outra pessoa.

Mas há uma sutileza, porque quando eu sinto que vou lucrar com meu trabalho, a recompensa não me preocupa. É o mesmo que dizer a uma criança pequena: “Você receberá dez dólares pela montagem de todos estes blocos”. Ela não entende o que significa dez dólares, mas gosta de montar blocos ! Por esta razão, os dez dólares que você acha tão valioso não são uma recompensa para ela.

Segue-se que quando eu tiro mais prazer do trabalho do que o pagamento por ele, o trabalho real se torna a minha recompensa, e a recompensa anterior perde o seu significado. Em outras palavras, eu simplesmente substituo um pagamento por outro. Portanto, é a isso que nos referimos quando se trata de um trabalho espiritual?

Nós estamos nos referindo a uma recompensa que eu realmente quero, e o meu trabalho não é um prazer para mim, mas um verdadeiro trabalho duro. Ainda assim, eu me supero com a ajuda da força da Luz que recebi, a fim de preferir trabalhar independentemente de tudo e passar a recompensa aos outros. Sem superar isso, eu simplesmente estarei substituindo uma satisfação egoísta por outra.

Ou eu sou um mensageiro correndo para entregar uma carta, ou sou um corredor que corre por prazer. Você sente a diferença? A principal coisa é estar a favor da resistência, que a força de oposição não desapareça, mas sim aumente. Nós temos que aumentar a força da nossa doação e revelar a Luz especificamente através do seu uso.

NRNHY é a Luz de doação, que se revela especificamente na ação de superação. Caso contrário, ela não tem onde se revelar. É como a eletricidade, que se manifesta através da oposição, e assim a força pode ser recebida dela.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/11/11, Escritos do Rabash