Um Pobre Homem Rico

Dr. Michael LaitmanNão há nada além das quatro fases da Luz Direta. Mas, de forma a detalhá-las, precisamos de toda a criação que foi trazida à existência por elas.

Malchut do mundo do Infinito decide que deve atingir a adesão porque não consegue suportar a separação. Está tudo cheio de Luz, e na parte da Luz, o Criador, essa é a perfeição. Mas Malchut descobre exatamente o oposto.

É como um homem pobre que vai ter com o seu amigo rico. O homem rico dá-lhe tudo do fundo do seu coração. Mas o homem pobre ainda se sente inferior, porque não é ele que ganhou tudo aquilo, e ele não consegue devolver a bondade do seu amigo desta forma.

Quando ele recebe os prazeres, ele satisfaz o homem rico, mas não foi ele que criou esta situação. Se nada mudasse excepto que tudo viesse dele, ele receberia tudo. Ele receberia e desfrutaria da mesma forma. Portanto, qual é a diferença?

A diferença está em que ele próprio tem de criar esta situação. Assim, ele tem de abandonar o estado actual e voltar a ele independentemente.

É exactamente isto o que ocorre em Malchut do mundo do Infinito. Ela tem tudo excepto esta parte extra. Há completa adesão da parte da Luz, mas ela tem de passar por restrições e pelo processo de desenvolvimento, de forma a atingir o mesmo estado. Contudo, assim o homem pobre desejará isso por si próprio!

O homem pobre permanecerá pobre, e ele desejará receber do homem rico, aderir a ele, depender dele e desfrutar do que receber dele. O homem pobre deve reconstruir esta situação até o último detalhe. Caso contrário, se ele não voltar ao estado exacto, ele irá ferir o amigo rico, o Criador.

A única adição é a minha concordância com tudo o que Você criou antes, mas que agora eu atinjo por mim próprio. Eu faço-o por mim próprio! Então, nem a pobreza, nem a fraqueza do desejo, nem a humildade da criatura é um defeito. O homem pobre volta à mesma situação, uma situação na qual ele não tem nada, e tudo vem até ele da mesa do homem rico. Contudo, agora não há mais humilhação mas uma honra.

Nada muda na situação entre os dois, excepto o facto da pessoa mostrar o quanto ela concorda com tudo!

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/11/11, TES