Psicólogos: Porque As Pessoas Estão Infelizes

Dr. Michael LaitmanNas notícias: (do psyfactor.org): “O homem moderno vive numa época em que, tendo tudo, sente-se miserável.

“Segundo os cientistas, o paradoxo da miséria reside no fato de que as pessoas agora não carecem de produtos.

“A humanidade tem procurado por muito tempo se livrar de qualquer privação e descobriu que, sem restrições, não haverá nenhum desejo. Como conseqüência, o homem se sentirá infeliz.

“‘Os jovens que sofrem distúrbios psicológicos vêm consultar psicanalistas. Eles têm vergonha de terem tudo o que desejam. O que lhes falta é carência’, disse Claude Schauder, psicólogo e psicanalista, da Universidade de Estrasburgo.

“De acordo com Serge Lesourd, chefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Estrasburgo, na nossa sociedade moderna, onde as pessoas podem ter tudo o que querem, elas perdem particularmente as coisas que não têm nenhum valor, como por exemplo o amor.

“‘Sigmund Freud disse que nada pode ser tão duro quanto uma série de dias sem nuvens. A felicidade é a diferença entre o estado em que estávamos descontentes e o estado quando estamos felizes. Alcançar a felicidade pessoal é o objetivo de cada vida humana’, enfatizou Lesourd”.

Meu comentário: Uma vez que a felicidade pode ser sentida apenas no processo de satisfação do desejo, a pessoa deve sentir o desejo (falta, carência) e sua satisfação constantemente, o que é impossível em nosso mundo. Para chegar a este estado, é necessário sempre combinar dentro de si duas qualidades: o desejo e a satisfação. Isto é o que a Cabalá, a ciência da realização, ensina.

Comente