Para Onde Nos Leva A Garantia Mútua?

Dr. Michael Laitman with StudentsBaal HaSulam, “A Arvut (Garantia Mútua) (versão resumida): Se Israel mantém a Arvut, ele pode trazer contentamento ao seu Criador.

A garantia mútua é o vaso da doação geral. Nós nos conectamos neste vaso, formando e moldando-o. Ele não existe por si só e espera que nos conectemos a ele. Isto significa que nossos desejos destinados à doação aos outros se conectam e, assim, formam o vaso chamado de garantia mútua.

Somente a partir desta doação mútua nós podemos chegar à doação ao Criador.

Nós descobrimos que em nosso mundo não podemos mair existir no desejo de receber e que devemos nos elevar ao desejo de doar. Da mesma forma, nós também descobrimos que não podemos viver no vaso da garantia mútua sem doar ao superior, o Criador. A garantia mútua entre nós, sozinha, é sem sentido. Qual era o propósito da quebra dos vasos? Por que nós passamos por todo esse processo? Por que nos conectamos? Parece que nosso trabalho é inútil. Nós doamos uns aos outros, mas, na verdade, não realizamos a doação.

Nós só podemos realmente realizá-la em nossa atitude para com o Criador. A garantia mútua que nós atingimos só pode ser realizada se aspirarmos a algo maior, à busca do sentido da doação.

Por quê? Porque o Criador é a fonte da nossa realidade. Quando nós nos conectamos, nós descobrimos sua fonte superior na conexão mútua, que é chamada de “generalidade mais um”. Ela é revelada a nós como o Criador, e nós começamos a compreender e atingir o Pensamento da Criação: Ele nos criou como seres tão baixos e inferiores para que tivéssemos que nos conectar no caminho do sofrimento e problemas.

Só então a pergunta sobre o sentido da vida, a partir da qual começamos a nos elevar, torna-se precisa e nos traz a luz. Então, nós também descobrimos que não podemos simplesmente dar uns aos outros, porque não há necessidade disso. Não tendo escolha, nós temos que dirigir a nossa doação à fonte superior, e somente assim podemos nos realizar.

Ao fazer isso, nós descobrimos uma dimensão mais elevada: a adesão com o superior. Depois, nós recebemos a resposta à pergunta sobre o sentido da vida. Assim, a garantia mútua é a ferramenta que nos leva à adesão com o Criador.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/11/11, “A Arvut (Garantia Mútua)”

Comente