O Futuro Está Numa Boa Conexão Mútua

Dr. Michael LaitmanNossa vida é organizada de forma que todos nós somos diferentes nas relações: um sistema de leis, estruturas e regras. Com base nessas relações nós construímos todos os outros sistemas.

Um tipo de relação entre nós é a “garantia mútua”. Esta é a conexão mais natural e perfeita, porque ela começa a se manifestar de dentro da natureza como uma necessidade premente.

Quando nós estudamos os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza, com exceção da sociedade humana, nós constantemente encontramos cada vez mais novas conexões mútuas entre eles, como a globalidade e a integralidade. Nós descobrimos que todas as partes da natureza, mesmo no espaço, imediatamente se conectam. O que acontece numa parte do universo tem impacto imediato sobre suas outras partes, e não há necessidade de se passar milhões de anos para isso. É tudo um único sistema, mutuamente ligado.

Dentro deste sistema existe a sociedade humana, que se desenvolveu de forma independente da natureza, não de acordo com as pressões e leis naturais. O egoísmo tem desenvolvido, e nós construímos sistemas diferentes entre nós para combiná-lo: público, família, trabalho, estado, política, relações sociais e assim por diante.

Agora nós chegamos ao ponto onde descobrimos que somos como o resto da natureza, ligados uns aos outros. Essa conexão ainda não é sentida por todos. No entanto, cientistas, estudiosos, filósofos, sociólogos e cientistas políticos estão começando a sentir isso.

Não é por acaso que a crise atual é chamada de global e integral. Na verdade não é uma crise, mas o nosso desajuste com as condições em que nos encontramos. Agora é como se estivéssemos numa rede, numa rede de conexões entre nós. Nós temos que nos ajustar a essa conexão, porque não podemos sair dela. Nós temos que ver a nós mesmos e o nosso futuro nesta conexão mútua integral, embora possamos estar relutantes em fazê-lo. Esta conexão deve ser boa.

Do Programa de TV “O Mundo Integral” 30/10/11

Comente