O Ambiente É Mais Forte Que Meu Egoísmo

Baal HaSulam,”MatanTorá (A Entrega da Torá)” (uma versão abreviada): O recém-nascido está em um estado de completa auto-recepção sem uma sugestão de doação.

Isso foi feito de propósito para que por auto-correção uma pessoa vai aprender a se movimentar a partir das ações incorretas para as boas ações. É assim que ela se torna consciente da diferença entre os vasos e as Luzes, entre seu estado e o Criador, e entre as partes da criação. É assim que ela vê a criação até a sua total profundidade.

Com a revelação do mundo espiritual, aos poucos começamos a descobrir como o ar torna-se “grosso”, e as forças, as relações e ações preenchem-se com os detalhes de percepção do nível superior, maior dimensão, começam a se mostrar através delas. Nós não as sentimos agora, não entendemos, mas estamos realmente nelas. A fim de revelar as ações das forças superiores para nós, temos que fazer grandes esforços.

Se uma pessoa quiser saber a sua natureza, é revelada a ela como a inclinação para o mal. Mas se uma pessoa não está pronta para corrigir-se, no entanto, ela não vê sua natureza má. Em bilhões de pessoas só alguns milhões podem dizer que sua natureza é má. Todas as outros não entendem o que estamos falando: “Sim, é claro, devemos ser gentis uns com os outros”, e é tudo isso!

Muitas não irão concordar com Baal HaSulam no que diz emrelação ao amor próprio que é impresso em nós a partir do momento em que nascemos. É por isso que as pessoas que observam a Torá e os mandamentos da maneira popular têm queixas dos cabalistas. Elas não sentem o pecado em tudo. Elas não vêem que todas as suas ações são para seu próprio bem. Pelo contrário, suas ações não têm nenhuma auto-crítica ou o reconhecimento do mal.

Não devemos despertar esse mal. Até que uma pessoa o alcance por conta própria enquanto ela se desenvolve, deve ficar no nível do inanimado, vegetativo, ou animado. A quebra interna revela o nível humano, e então ela começa a corrigir-se.

Assim, se merecemos o nascimento do ser humano dentro de nós, então, sinais de amor próprio aparecem a partir do momento do nascimento. Acontece que fazemos de tudo para nós mesmos e estamos prontos para fazer tudo às custas dos outros.

Desse modo o homem distância-se do Criador,ou seja, do poder que controla o mundo com doação.

Quanto mais ele cresce, mais ele recebe porções do seu ambiente de “doação aos outros” … Ou seja, uma pessoa recebe um sentimento da importância da doação. Embora seja contrária à sua natureza, o ambiente pode influenciá-la. A estrutura do mundo espiritual dá ao grupo, ao ambiente, grandes poderes ainda maiores do que a sua força natural.

Primeiro, fomos conectados como um vaso e a Luz nos dominou do Alto. Portanto, quando eu descubro a separação aqui em baixo, mas eu não quero me conectar com outras pessoas, mesmo um pouco, o ambiente pode me mostrar como ele respeita as conexões e pensa muito na doação, então eu também quero a mesma coisa.

O ambiente me influência mais fortemente do que o meu egoísmo. Ele vai ganhar. Ele não me pode obrigar a comer, não beber, a me comportar de uma certa maneira, e usar certas roupas. Se eu pudesse me olhar de lado, eu pensaria: “Que idiota! O que ele está fazendo? “Mas uma pessoa simplesmente executa as ordens da sociedade e para ela não é um absurdo, mas coisas muito importantes e respeitáveis.

Última análise, uma pessoa faz de tudo só porque a sociedade a obriga a fazer. Ela mesmo faz as coisas essenciais na maneira aceitável. Ninguém tem nada dentro, mas a influência da sociedade.

… Ela recebe porções de seu ambiente de “doação aos outros” … para a recompensa neste mundo e no outro mundo. Na primeira etapa ele já vai dar o poder a ela para avançar..

O ambiente educa uma pessoa e ensina-lhe as normas aceitas e idéias. É suficiente que um ambiente as use, para que se tornem a verdade para uma pessoa. Após o tratamento certo, ela está pronto para obedecer, sem dúvida, os princípios que ela decidiu. Se a sociedade deseja, pode fazer o que quiser com cada um de nós, e até mesmo enviar-nos à morte. As conexões que dão poder a ela pertencem a um nível espiritual mais elevado.

Enquanto uma pessoa cresce, lhe vai ser dito como vir para a intenção altruísta de modo a trazer contentamento ao seu Criador. Um ambiente também é necessário para isso. Uma pessoa não vai querer por si mesma. Você pode ler números infinitos de livros e artigos e saber toda a sabedoria da Cabala em profundidade, mas sem a influência do ambiente nada mudará em uma pessoa. Palavras bonitas? Por favor, mas não haverá qualquer mudança real interna por trás delas.

É necessário trabalhar em um grupo, fazer esforços, estudar, construir a intenção enquanto estuda, e participar em atividades comuns, e assim uma pessoa atrai sobre si a Luz. Em outras palavras, em vez da má vida, em vez da inclinação para o mal, ela recebe a boa inclinação e move-se do mal para o bem.

Então, ela perde todos os restos do amor-próprio e executa todas as suas ações apenas para doação, por isso mesmo a necessidade dela recebe fluxos no sentido da doação …

Esta intenção permeia toda a vida.

[60156]

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabalá de 08/11/2011,”MatanTorá (A Entrega da Torá)”