Um Momento Ao Longo Da Vida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando a Luz de Nefesh entra no Kli (vaso) de Keter, a Luz se une com o Kli, ou seja, Nefesh preenche Keter?

Resposta: A Luz de Nefesh que entra no Kli de Keter preenche-o completamente, e o Kli se sente totalmente preenchido nessa qualidade. O que faz o Kli aspirar a receber mais? O resto dos desejos nele que não são preenchidos. No entanto, nesta qualidade, magnitude, ele recebe a perfeição.

A transição de perfeição para perfeição ocorre numa queda, quando, de repente, a “perfeição” acaba. É semelhante à forma como em nossa vida nós dizemos: “Belo momento, não acabe!”. O momento acaba, e você não o quer mais – você olha para a frente, para o próximo momento. Qualquer realização sempre tem que trazer um elemento de novidade, caso contrário ela não será um prazer. Nó sabemos disso de qualquer um dos nossos prazeres.

O prazer só é possível se houver uma combinação adequada entre o desejo e a realização, quando eles não se anulam mutuamente. Quando a pessoa chega a esse entendimento, ela percebe que o prazer é impossível em nosso mundo, porque ele sempre será anulado pelo desejo. Assim, nós nos esforçamos para frente o tempo todo. No entanto, no mundo espiritual, qualquer prazer é a perfeição. Ações especiais são necessárias para tirar a criatura deste estado, de modo que ela se mova mais, até o final, a realização completa.

O que acontece depois é desconhecido para nós. Mas algumas condições de maior realização e crescimento inevitavelmente existem, só não nos é dito sobre isso.

Da Série Lição Virtual aos Domingos, 02/10/11