Um Curso Para O Desenvolvimento Da Alma

Dr. Michael LaitmanPergunta: Esta noite haverá uma lição introdutória sobre a sabedoria da Cabalá em várias cidades de Israel. É o ponto de partida para o novo semestre que começará em nossos centros de educação em duas semanas.

Resposta: Essa é a base de tudo. Não muito tempo atrás me perguntaram se é preciso continuar aprendendo a sabedoria da Cabalá ou bastava estudar apenas artigos, tais como “Garantia Mútua”, “Paz no Mundo” e outros. Eles me perguntaram se não valia a pena acabar com o estudo do TES (O Estudo das Dez Sefirot) ou O Livro do Zohar.

Em primeiro lugar, para mim é tudo a mesma coisa. A sabedoria da Cabalá tem quatro idiomas através dos quais os Cabalistas nos explicam como podemos corrigir nossa matéria: o desejo.

É impossível ter êxito sem essas fontes. Sem elas, nós não atraímos a Luz Circundante, a Luz que Corrige. Nós desenvolvemos a nossa mente e sensações especificamente através disso. A alma se desenvolve através do estudo da sabedoria da Cabalá, e não através da conexão com as pessoas comuns. Nós extraímos delas a necessidade de desenvolver a alma, quando tentamos ajudá-las, e depois, durante a aula, nós elevamos essa necessidade para a Luz, e essa necessidade nos desenvolve.

Nós temos que existir entre estes dois fatores: por um lado, devemos nos aproximar dos inferiores para receber os desejos deles e aprender os materiais necessários para disseminar entre eles; por outro lado, devemos nos aproximar do superior por meio do estudo do Livro do Zohar, O Estudo das Dez Sefirot e os artigos.

Se a pessoa sente o seu ponto no coração e quer alcançar o propósito da criação, e não apenas uma boa vida neste mundo, ela deve estudar a sabedoria da Cabalá de forma sistemática. Eu não sei como é possível corrigir a alma sem os fundamentos ocultos no processo do estudo, sem trabalhar com as fontes autênticas. Ouvir, aqui e ali, palestras e aulas não é, de modo algum, o mesmo que o curso sistêmático do centro de educação.

Eu recomendo a todos este curso, mesmo que a pessoa já assista nossas lições. Somente desta forma é possível conhecer a ordem dos trabalhos, sentir a linguagem, entender os termos e definições e, mais importante, adquirir a abordagem correta que a pessoa não terá na lição diária. O curso introdutório é obrigatório.

Além disso, ele prepara a pessoa de uma maneira especial para a conexão social com o grupo. Afinal, nós não estamos falando apenas dos estudos, mas também do trabalho interno. Não é por acaso que a maioria dos estudantes do centro de educação não queira sair e continua estudando.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/10/11, “Paz no Mundo”