Problemas Globais Exigem Uma Solução Global

Dr. Michael LaitmanPergunta: As autoridades de Israel estão tentando encontrar uma resposta para as demandas surgidas pelos protestos sociais. Quais são suas sugestões?

Resposta: Com todo o respeito ao presidente do comitê nomeado pelo governo, o Sr. Trachtenberg, eu sugiro a criação de uma organização que saiba, acima de tudo, para onde estamos indo. Nosso objetivo final é a união do povo e de todo o país.

Uma vez escolhida essa direção, veremos por onde começar. Obviamente, primeiro temos que elevar os indigentes acima da linha da pobreza. Depois, nós temos que trabalhar na reabilitação: criar um programa para todas as esferas de atividade que nos permita colocar gradualmente a produção, o comércio, o sistema de governo, o sistema de saúde, o sistema bancário, e outros num novo rumo. Passo a passo, temos que reorganizá-los num complexo único e integral.

Para isso nós temos que ensinar e educar as pessoas, envolvendo o ambiente, para que possam entender contra quem nos revoltamos, que tipo de crise estamos enfrentando, e como podemos aliviar a situação. Nós temos que lhes dar uma explicação da solução, o remédio para a doença que diagnosticamos, como tomar esse remédio, em que doses e em que período de tempo. E eles devem querer tomar este remédio.

Isto exige um sistema de propaganda que abra os olhos das pessoas para o que está acontecendo. Eu quero acordar amanhã de manhã e sentir que estou junto com toda a nação num entendimento comum do mundo em que vivemos. Eu saio na rua, ando de ônibus, converso com meus colegas de trabalho, ouço o rádio, assisto a TV, e em toda parte as pessoas estão falando sobre coisas importantes, todos estão informados e não cegos, ao contrário daqueles que são ignorantes e só sabem gritar por mais uma desgraça.

Hoje, os economistas estão assustando as pessoas com fome, enquanto que os médicos, em vez de nos curar, nos obrigam a contar, com medo, quantas vidas sua greve pode custar. Basta! Vamos ao fundo da questão. Vamos entender porque os empregados da área da saúde estão insatisfeitos, porque os financistas estão em pânico e porque as pessoas não conseguem se sustentar até o próximo salário. Vamos olhar para o quadro geral em vez dos seus fragmentos separados, não importa o quão alarmante eles possam parecer.

A fim de resolver o problema, nós precisamos nos elevar acima dele. Enquanto isso, as pessoas estão saindo às ruas, mesmo sem saber bem por quê. Muitas vezes, elas não têm exigências claras ou um programa claro, mas somente a dor, ou apenas uma insatisfação pessoal . Portanto, vamos ter uma visão imparcial e panorâmica dos acontecimentos mundiais. Isso não é apenas um fenômeno normal, de curto prazo, ou problemas de um país separado ou de classes sociais separadas, mas um problema humano comum. Toda a civilização humana está agora entrando num novo estado.  Portanto, por que não descobrir isso, mostrando uma atitude madura e inteligente?

No entanto, em vez disso, estamos gritando: “O mercado está caindo! A Europa está à beira do colapso!”. É assim que estamos sendo “impressionáveis ​”, em vez de termos uma abordagem normal, construtiva. Certamente, as pessoas são incapazes desse tipo de abordagem. Além disso, elas não conseguem sequer admitir sua própria impotência. Ao tentar combater os sintomas da doença, elas estão apenas trocando os móveis nas cabines de um navio afundando.

Portanto, devemos ter cuidado com decisões mal pensadas.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/10/11, “Paz no Mundo”