Por Que A Grande Mídia Falha Na Abordagem Dos Protestos Sociais?

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (doThe Huffington Post, UK): “A ocupação de Wall Street está caminhando para sua terceira semana de protestos. O movimento estava hesitante em seus primeiros passos, mas agora está pegando ritmo e se espalhando por todos os EUA. Desde o seu nascimento, em Nova York, a premissa do “Ocupar” tem agora um ponto de apoio; o Reino Unido está planejando ocupar a Bolsa de Valores de Londres.

“A mídia convencional foi simplesmente pega pelo movimento Ocupar, mas ela demorou muito tempo. Por que ela demorou três semanas para abordar um movimento tão significativo, especialmente quando tantos espectadores estavam/estão seguindo a história? A grande mídia não deveria dar as notícias? Por que tantas pessoas ainda são deixadas no escuro? A grande mídia está decidindo o que realmente constitui uma notícia ao invés de informar sobre ela?

“A grande mídia está falhando muito com as pessoas que ela deveria manter informadas, e não só parando o Ocupar. Está se tornando cada vez mais evidente que aqueles que assistem somente a grande mídia têm, inevitavelmente, uma visão estreita sobre o mundo.

“Os distúrbios de verão no Reino Unido viram o governo britânico colocar em perigo as liberdades com a erosão das liberdades civis em torno da mídia social. Os distúrbios foram deploráveis, mas isso não é uma desculpa para restringir qualquer meio de comunicação, muito menos uma fonte que pertence à sociedade.

“Falando do Reino Unido, fontes da grande mídia somente começaram a informar sobre os protestos do Ocupar Wall Street, quando estourou a notícia de que 700 pessoas já haviam sido presas devido a um “protesto não autorizado”. O movimento Ocupar tem sido, pelo tamanho, conduzido em paz, e é sem dúvida exemplar em sua conduta. Talvez isso, por si só, seja uma tendência preocupante, que manifestações pacíficas não recebam atenção até que a violência ou má conduta intervenham. Somente quando algo suculento está em curso faz com que a grande mídia volte seu olho especulativo.

“Então, como o movimento Ocupar se espalha, e a versão do Reino Unido do Ocupar a Bolsa de Valores de Londres está marcada para acontecer de 15 de Outubro a 12 de Dezembro, esse será de fato um momento interessante. Tanto a mídia como os manifestantes devem ser observados e avaliados para ver como se conduzem. Os políticos precisam desesperadamente ouvir e derrubar a retórica empoeirada”.

Meu Comentário: As autoridades de todos os países têm que se familiarizar com as novas tendências do mundo. Será cada vez mais difícil manipular o mundo, porque ele está se tornando integral, e os instrumentos anteriores de governo não são mais aplicáveis.