Passe Adiante O Que Você Recebeu

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que ajuda uma pessoa a se anular?

Resposta: O mais importante é que a pessoa não seja muito autoconfiante e autosuficiente, porque todos os seus desejos, forças e pensamentos, tudo o que há dentro dela, é sempre oposto à doação e ao superior. A principal fraqueza da pessoa é sua mente, pois esta a impede de superar o seu ego e anular-se. Não há nada além disso.

O nosso desejo de receber não serve para o mundo espiritual. Você só pode anulá-lo diante do superior. Graças a esta anulação, você obterá Seus desejos.

Dentro dos desejos do superior você começa a se anular em relação aos outros e obtém todos os seus desejos. Às custas de doar a eles, você conecta toda Malchut do mundo do Infinito a si mesmo.

Alguém poderia perguntar: “Quando eu finalmente começo a receber?”. No entanto, não há tal coisa de receber no mundo espiritual. A recepção não existe lá, só a doação! Mesmo quando você recebe, isso acontece basicamente na forma de doação. Na realidade espiritual, a forma de recepção simplesmente não existe.

É exatamente como no nosso mundo, onde só sabemos receber e não entendemos o que é a doação. Cada momento da minha vida eu penso, vivo e subsisto apenas na recepção. Enquanto que na realidade espiritual há apenas doação e nenhuma recepção. Mesmo quando você recebe, você não faz todos os cálculos, mas só pensa em quanto você pode transformar isso em doação.

No mundo espiritual, a palavra “receber” tem um significado completamente diferente do que em nosso mundo. Em nosso mundo eu sei que vou receber prazer e ele permanecerá em mim. Eu sou o ponto final desse prazer. No entanto, na espiritualidade eu simplesmente passo o prazer adiante.

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/09/11, “Pticha

Comente