O Duro Trabalho da Sociedade “Avançada”

Pergunta: Como você pode explicar às pessoas que vale a pena se conectar com as outras, se elas não vêem nenhum resultado prático ainda? É loucura trabalhar sem ver qualquer resultado.

Resposta: Claro, a sabedoria da Cabala não diz que devemos agir sem qualquer tipo de combustível e desconsiderar os resultados. Temos de criar um ambiente como esse, tal sociedade, o que proporcionaria uma pessoa com combustível para sua doação. O ambiente deve impressionar-me para que eu goste de juntar-se e desfrutar dando a ele. É a sociedade que deve me fornecer a força necessária para isso.

Assim como você cria essa sociedade? É nosso trabalho. Nós, os um por cento da humanidade, devemos criar um ambiente para nós e para o mundo inteiro e definir tais valores dentro dele que faria uma pessoa servir as outras e para ser satisfeito por fazer isso. Não é difícil de fazer, pelo contrário, uma pessoa vai querer dar, vai gostar, e todas irão respeitá-la por isso. Esta é uma recompensa muito maior do que subsídios ou outros bônus. Afinal de contas, esta recompensa é transmitida espiritualmente, fora do respeito e valorização do meio ambiente.

Assim, uma pessoa recebe de combustível, o que faz com que ela aproveite cada momento da doação muito mais do que ela gosta de receber hoje. Além disso, incentiva-a a investir na sociedade ainda mais. Vale a pena; a pessoa imediatamente sente como é bom. A Luz espiritual é a Luz do prazer que se espalha dentro de um doador quando ele doa. Assim, a sabedoria da Cabala não o deixa vazio, mas te enche de prazer, enquanto você age.

Você pode perguntar sobre a intenção, mas no que diz respeito às massas essa questão é irrelevante no momento. Nesse meio tempo trata-se de uma intenção egoísta de “Lo Lishma” (para si). A sociedade pode realmente obrigar uma pessoa a dar, não pela força mas sim pelo espírito geral.

Fazemos muitas coisas na vida para ganhar o respeito das pessoas. Eu faço grandes esforços e desperdício de muito dinheiro para isso. O meu guarda-roupa por exemplo: Quem precisa de tudo isso? Eu não, mas é o meu tributo às normas geralmente aceitas. Eu não poderia comprar um carro simples e barato que não requer anos de trabalho, a fim de pagar por ele? Mas eu escolho uma marca de prestígio para deixar meus vizinhos com inveja.

É a mesma coisa em tudo que fazemos, pode ser comprar um apartamento, casar, ter filhos, ou qualquer outro detalhe em nossas vidas. Se soubéssemos os cálculos reais … Eu sempre cedo aos valores do meio ambiente. Estou escravizado aos outros. Veja como TV nos influencia: Isso me força a conceder a quem deseja fazer um lucro às minhas custas.

Mas eu concedo através da compra de seus produtos e serviços? Eles simplesmente me arruinam. Eu sempre penso sobre como investir o meu dinheiro, mas investi-lo em que? Se eu soubesse como conceder a sociedade e sobre o sistema geral, eu iria gostar assim como eu gosto quando eu realizo o desejo egoísta do malandro que tem lucro às minhas custas. Gostaria de investir no meio ambiente, e que pagaria me apoiando quando me sinto fraco e proporcionando à minha família com tudo o que ela precisa ….

O que recebemos dos magnatas que sugam nosso sangue hoje? Nada! Abra seus olhos e veja o que está acontecendo no mundo. Noventa e nove por cento de seus esforços são desperdiçados nos desejos egoístas do ambiente. Na sociedade de garantia mútua, no entanto, você serviria o ambiente que é construído sobre a idéia de igualdade. Você sentiria segurança e paz, e você teria uma resposta calorosa e amigável dele.

É difícil imaginar em nosso coração e mente o quão destrutivo a situação atual é. Estamos no pior tipo de escravidão. É como se estivéssemos hipnotizados, programados para a competição sem fim: Eu não comprei tudo, no entanto, nem todos estão atrás de mim ainda. A sociedade está constantemente pressionando você. Você acha que você está trabalhando para a sua família, seus filhos, e você mesmo, mas não é assim! É apenas uma grande ilusão.

Se olharmos para o que está entre nós de lado, vamos descobrir coisas horríveis. Todos estes sistemas são baseados apenas na exploração egoísta dos outros.

[58634]

Da 5 ª parte da Lição Diária de Cabala de 25/10/2011, “Paz no Mundo”