O Caminho É Através Do Mar Vermelho

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que falta para atingirmos a revelação? Por que estamos deixando de inserir a chave na porta do mundo espiritual?

Resposta: Há um ponto no coração envolto na casca do ego (Klipa) em cada um de nós. Esta casca só pode ser quebrada e destruída através da ajuda mútua. Ninguém é capaz de trabalhar sozinho. Todos devem certificar-se que isso aconteça com os outros também.

Nenhum de nós tem a força para quebrar sua própria casca ou libertar seu próprio ponto no coração. Os esforços mútuos não precisam ser grandes, mas certa qualidade é necessária. Até agora você tem sido incapaz de alcançar esta qualidade.

Nós continuamos tropeçando no limiar: chegamos à casca referida como “Klipat Emori“, tentamos tocá-la e ela nos afasta. Nós não podemos ver, tocar, ou quebrá-la, porque isso só é possível através de uma conexão geral, unindo todas as nossas forças, dado que somos incapazes de fazê-lo. Nós pensamos sobre coisas completamente diferentes, ainda sem perceber que o sucesso só depende da nossa união contra o nosso egoísmo mútuo. Nós precisamos conectar nossos pontos no coração, nossos desejos e quebrar esse ego.

Uma vez que comecemos a nos conectar diante deste inimigo comum, a nossa conexão nos levará ao entendimento de que nos falta a força superior para quebrar esse ego. Em outras palavras, falta-nos o terceiro fator na equação: “Israel, a Torá e o Criador são um”. Então, vamos pedir a Ele e atrair a Luz da correção (de AB SAG), que quebrará esta casca e iluminará tanto os desejos maus quanto os bons para nós. A Luz esclarecerá tanta coisa para nós, que já não seremos capazes de continuar concordando com o nosso ego, e desejaremos sair dele a qualquer custo.

Então, seremos capazes de trabalhar com a fé acima da razão, porque não mais desejaremos permanecer com esta mente egoísta. Mas tudo isso acontecerá sob a condição de que tentemos unir nossas forças para romper esse egoísmo geral.

O Monte Sinai é a montanha do nosso ódio mútuo, nosso enorme egoísmo. Nós sempre revelamos nosso egoísmo mútuo com a exceção de alguns casos especiais descritos na Torá. Um bezerro de ouro é feito com o ouro que cada pessoa extrai do seu coração. As mulheres estão felizes por dar-lhe todas as suas jóias de ouro para fazer um ídolo. E a força que pode quebrar esse egoísmo também deve ser conjunta.

Por enquanto, nós somos incapazes de tomar essa decisão final, de que somente juntos podemos quebrar esta Klipa e incluir-nos no superior. Falta-nos a seriedade interior, embora tudo dependa da qualidade do nosso esforço.

O mundo já está gritando e tem avançado através de muitos estados ameçadores, e o nosso objetivo é ir à frente deles, para levá-los para baixo do mar final (Yam Suf, Mar Vermelho em hebraico).

Da Lição Diária de Cabalá 09/10/11, Escritos do Rabash