Lucro Não É Só Dinheiro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Ao falar sobre a crise econômica, talvez tenhamos que explicar o novo objetivo às pessoas. Afinal, o objetivo da economia moderna é gerar lucros.

Resposta: Nós também queremos lucros. Além disso, nós queremos lucros sem fim. O objetivo da criação é dar prazer às criaturas, orientá-las para o bem e a tranqüilidade.

Na realidade, o sucesso econômico hoje em dia não é determinado tanto pelo dinheiro, mas mais por uma variedade de fatores e valores que têm um equivalente monetário, como poder, saúde, desemprego, aposentadorias, crianças, taxas de natalidade e mortalidade, conflitos e bem-estar . Há uma série de cálculos. Em resumo, a economia envolve toda a natureza humana.

No entanto, existem coisas nela que não podemos medir. É por isso que a crise veio: para nos fazer querer, para exigir uma mudança correta. Para que isso aconteça, nós precisamos avançar para a nova economia. Usando telas, eu considerarei toda a realidade e a incluirei no sistema econômico.

Pergunta: O que será considerado lucro na nova economia?

Resposta: Será a satisfação (realização). O quanto eu tenho no meu bolso e na minha alma, o quanto meus parentes, minha nação e todos no mundo têm, tudo isso junto constitui a satisfação. É como se eu estivesse esticado sobre todo o mundo, e o mundo inteiro fosse importante para mim.

Hoje, é mais prazeroso para mim, digamos, ganhar um salário de dez mil dólares trabalhando com você, do que ganhar vinte mil trabalhando com outra pessoa. Como os meus lucros podem ser medidos? Neste caso, o dinheiro não reflete a situação real.

Outro exemplo: eu prefiro trabalhar com aqueles que ganham dez mil, se eu ganho onze mil. Isso é incomparavelmente melhor para mim do que ganhar vinte mil, mas cercado por colegas com salários de trinta mil. Portanto, qual é o meu lucro? Vai entender.

Essas questões são levantadas pela economia comportamental, que mostra que as pessoas não são guiadas por critérios racionais. Por exemplo, uma pessoa está pronta para recusar uma grande soma de dinheiro se souber que alguém receberá o dobro desse montante. Os cientistas sabem disso, mas eles não sabem o que fazer em relação a isso. O artigo do Baal HaSulam “Paz no Mundo” pode nos ajudar aqui.

Pergunta: O verdadeiro objetivo da economia é a sensação de bem-estar e segurança material. O bem-estar do país e do indivíduo depende do grau com que os cidadãos se sentem felizes. Será que as tentativas da humanidade nessa direção terão êxito?

Resposta: Deixe-os tentar. Quanto mais rápido eles tentarem tudo, melhor. De todos os modos, as pessoas não têm muitas soluções.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/10/11, Shamati # 219