Desejar A Todos Uma Correção Fácil

Dr. Michael LaitmanPergunta: De onde vem a mudança? Será que ela vai acontecer como resultado da pressão que as pessoas impõem ao governo para elevar os pobres a um padrão normal de vida? No entanto, esta seria uma medida forçada, onde nenhum dos lados entende por que está fazendo isso. Ou haverá uma mudança na consciência das pessoas?

Resposta: Não importa como ela é alcançada. No entanto, o primeiro estado em nosso caminho para a correção precisa ser que tenhamos certeza que não há ninguém com fome e que todos sejam educados para viver num mundo novo.

Caso contrário, se nós não apresentarmos este tipo de educação, os golpes vão continuar e todo o nosso caminho será através de constantes sofrimentos e desastres. No entanto, se nós garantirmos a educação e o pão para todos, isso será suficiente para cada pessoa avançar e alcançar a meta.

Eu não sei o que fará o governo se virar nessa direção. Talvez, será a nossa disseminação ou a crise comum que vai continuar aumentando.

Está claro que tudo depende das mudanças internas do homem, mas o que devemos fazer até que as pessoas mudem? Nós não podemos forçar os pobres a esperar e continuar com fome. É por isso que é necessário garantir que as pessoas recebam o que precisam.

Você poderia pensar que é uma coisa boa as pessoas terem problemas que as forçem a protestar nas ruas, porque nos dá a oportunidade de ir até elas, e informar-lhes sobre a garantia mútua. Mas não, é a lei da garantia mútua que nos obriga a primeiro nos certificar que todos tenham pão.

Assim, se eu fosse o governo, primeiro eu realizaria esses dois principais programas: primeiro, elevar todos acima do nível da pobreza; este deve ser um programa econômico. Depois, prover a todos uma educação integral e o conhecimento do novo mundo ao qual a humanidade precisa atualmente sobreviver.

Desta forma, nós resolveríamos todos os outros problemas, tais como educação infantil, a desintegração da união familiar e as relações entre as pessoas. Todas as correções virão de uma educação geral, integral, que pode ser dividida em muitos assuntos distintos.

Enquanto isso, as pessoas vão pressionar o governo, e as forças de oposição vão se enfrentar até entramos em cena e disseminarmos o método da garantia mútua para que ele se torne profundamente enraizado no povo. Agora, todos os lados estão agindo em benefício de sua verdade, mas nenhum terá sucesso, porque nada pode ajudar sem uma educação prévia em prol da garantia mútua e da conexão. Cada lado tem argumentos maravilhosos, e eles parecem estar certos à sua própria maneira. No entanto, ao mesmo tempo, nenhum está certo, porque nada do que eles propõem é uma solução.

Nós só podemos concordar com uma proposição: que a prioridade é a educação. Depois da educação, nós veremos quais mudanças precisam ser feitas na sociedade. Isto porque a educação vai nos fornecer o conhecimento do mundo em que vivemos. Qualquer pessoa sensata entende que as pessoas precisam ter conhecimento antes de tomar qualquer decisão.

Essas discussões e perguntas mútuas são muito benéficas para o avanço. Depois de uma ou duas semanas, de repente você vai descobrir que é uma pessoa diferente. De repente, você vai começar a pensar de uma forma mais global e se conectar aos outros de uma forma diferente. Este será seu estado normal de espírito.

Essas mudanças são fáceis de alcançar. Em vez de receber golpes pesados, as pessoas vão mudar apenas ouvindo um artigo e discutindo-o com os outros. Elas vão entrar num mundo novo. Isso é chamado de correção.

Da Lição Diária de Cabalá 02/10/11, Shamati #219

2 Comentários

  1. Leio tudo sobre o respeito Prof.Laitman. Do fundo de meu coração que a Luz esteja com todos nós.

  2. Leio tudo que vem do Prof. Laitman. A luz da Toráh irá iluminar toda a humanidade. Shalom!

Comente