A Solução Não Está Onde Os Manifestantes Estão Procurando

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Paz no Mundo”: Porém, é natural que sob tais condições os fracos e os exploradores proliferem, até que haja um número suficiente deles para protestar contra os bem sucedidos e começar disputas e brigas. Daqui surgiu o atributo da “paz” no mundo. Assim, todos esses atributos – misericórdia, caridade e paz – surgiram e nasceram da fraqueza da verdade.

É exatamente isso que estamos observando hoje. Revolucionários causam agitação, esforçando-se por mudanças totais. Por quê? Porque não há verdade no mundo. Eles dizem: “Nós vamos estabelecer a verdade por conta própria”.

No entanto, o inconsciente deles contém outras categorias com a quais eles gostariam de “lidar”. Anteriormente, era realmente permitido mudanças dentro da sociedade e a conquista de certos acordos, que eram seguidos por um período de paz. Hoje, no entanto, isso não é mais possível. Por isso, as manifestações e inquietações não se revelarão benéficas. Elas podem levar ao derramamento de sangue e às revoluções, como no Egito e em outros países, mas a meta não será alcançada.

Nós precisamos permanecer num círculo, unidos, e devemos realmente atingir a verdade em vez de usar paliativos para isso. A Comissão do Estado de Israel está tentando “tapar o sol com a peneira”, recauchutando o orçamento para encontrar outras possibilidades, mas todas estas coisas são medidas preliminares que só esfriam um pouco as paixões. Anteriormente, medidas semelhantes poderiam realmente trazer o resultado desejado, porque a Natureza ainda não estava exigindo união de nós. Agora, essas empreitadas não nos darão nem um efeito de curto prazo, nem seremos capazes de realizá-las. Elas só causarão dor e raiva em nós, e levarão a conflitos ainda mais pesados.

Hoje, a correção só pode ser realizada ao nos dirigirmos em direção à categoria da verdade. E esse caminho está na união, na garantia mútua.

O governo não encontrará a solução em seu arsenal antiquado. Basicamente, o governo deveria cuidar da segurança externa do seu país e de uma vida normal dentro dele. Mas, considerando as condições problemáticas que o governo e as pessoas encontram agora, nós devemos explicar que nenhuma medida ineficaz pode ajudar a partir deste ponto. Não há nenhum sentido em esperar algum tipo de efeito delas, porque isso apenas prolongará o problema, falhará em corrigir a situação e, no final, a reação das massas será ainda mais forte.

É por isso que nós precisamos usar qualquer oportunidade para explicar. Mesmo que as pessoas não nos entendam hoje, outro fracasso as fará entender que os métodos antigos não funcionam mais e, assim, elas poderão se lembrar do que falamos. Não é fácil criar os filhos. Portanto, não há muito a dizer a esse respeito. A humanidade também precisa aprender um pouco por meio dos golpes, uma vez que está descendo uma “estrada pavimentada” que fica entre o bom caminho e o caminho das catástrofes.

Da 5a parte da Lição Diária de Cabalá 11/10/11, “Paz no Mundo”