A Crise Está Em Entender O Que Está Acontecendo

Dr. Michael LaitmanNas notícias (do InoPressa, originalmente publicado no The Times): “Os políticos foram negligentes ao permitir que a crise da zona do euro se espalhasse. Agora, eles estão finalmente considerando medidas radicais e necessárias, incluindo a reestruturação da dívida.

“A criação do euro tornou-se um dos maiores erros políticos da atualidade. …Agora, os líderes mundiais só podem reduzir os danos. A julgar pelas medidas propostas na cúpula do FMI em Washington …, os políticos, pelo menos, entendem a importância e a dimensão do problema. Este passo… dá alguma esperança de que as decisões certas serão tomadas.

“O esquema de salvar o euro tem que ser preciso. De acordo com os dados preliminares, ele será composto de três elementos: a redução de até 50% da dívida soberana da Grécia, o fortalecimento das reservas dos bancos europeus, e uma expansão significativa do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF), o fundo de resgate temporário para salvar o euro, dos 440 bilhões de euros para cerca de 2 trilhões de euros. …Enquanto os presságios não são bons, os governos europeus estão perdendo tempo, e os investidores a confiança.

“Mas este é o único caminho lógico para estabilizar a zona do euro e prevenir um colapso econômico em escala ainda maior. …Os políticos estão conscientes disso. Agora, eles devem agir”.

Meu comentário: É claro que todas estas medidas amortecerão os golpes da crise, porque estes são atos da unidade. Mas elas não resolvem o problema, porque a crise se manifesta de propósito em nossos relacionamentos egoístas para que substituamos nosso relacionamento egoísta pela garantia mútua, doação, conexão e unidade, ou seja, para que possamos mudar a nós mesmos!