Uma Escolha Simples: A Solidariedade Ou O Colapso Da Europa

Dr. Michael LaitmanOpinião: (Jacek Rostowski, ministro das finanças Polonês): “Falando ao diário polonês Gazeta Wyborcza na segunda-feira (29 de agosto), o ministro disse: ‘As elites européias, incluindo as elites alemãs, devem decidir se querem que o euro sobreviva – mesmo num preço elevado – ou não. Se não, devemos nos preparar para um desmantelamento controlado da zona do euro’.

“Ele acrescentou: ‘Nós temos uma escolha simples: a solidariedade ou o colapso da Europa’.

“O ministro polonês disse que a solução a longo prazo para a crise é a integração mais profunda.

“‘O problema fundamental da zona do euro não é econômico, mas político’, explicou. ‘A escolha é: uma integração macroeconômica muito mais profunda na zona do euro ou o seu colapso. Não há terceira via’.

“Ele também diagnosticou duas formas de ‘populismo perigoso’ em ação na política da União Européia (UE) – um populismo do sul baseado na irresponsabilidade financeira, e um populismo do norte, baseado na falta de solidariedade com os países do sul.

“Mas ele acrescentou que os países ricos do norte, bem como os membros da UE fora da zona euro, sofrerão se ele cair.

“‘É difícil imaginar algo que possa atingir de forma mais dura a economia holandesa, alemã ou finlandesa do que o colapso do sistema bancário em qualquer país da zona do euro’, disse ele. ‘O colapso da zona do euro seria [também] catastrófico para a Polônia’.

Meu comentário: Cada vez mais os políticos entendem que as circunstâncias nos obrigam a nos unir. A única questão é se o egoísmo pessoal e nacional e o antagonismo nacional os deixarão começar a pensar e discutir uma unificação mais estreita. Será que os interesses egoístas não vão obscurecer a catástrofe global que nos espera se não começarmos a procurar a garantia mútua?