Um Jogo De Xadrez Aquecido Contra A Serpente

Dr. Michael LaitmanPara que pudéssemos ser como o Criador e subir ao seu nível, uma enorme barreira foi criada entre nós e Ele, chamada o nosso desejo de desfrutar, o ego. Ele tem muitas faces diferentes: orgulho, luxúria, inveja, ambição e muitos outros, ao passo que o nosso trabalho é entender como perceber a ajuda para avançar todos estes obstáculos.

Afinal, quando o nosso mal se revela, nós imediatamente o repelimos. No entanto, nós devemos apenas sentir ódio por seu uso, odiá-lo sem anulá-lo.

Este suborno também está diante dos nossos olhos e através dele vemos o mundo da maneira que for mais rentável para nós, onde “para nós” significa que o nosso desejo egoísta nos governa agora, ou seja, é o nosso governante temporário. No entanto, verifica-se que este suborno é para nosso próprio bem e foi criado especificamente para que pudéssemos ser mais espertos que ele. Como uma serpente astuta, ele está tentando nos subornar e nos dirige em seu benefício, mostrando-nos várias maneiras pelas quais ele pode nos usar para seu próprio benefício.

E nós temos que atrair a Luz que corrige com a ajuda do grupo e do estudo, de modo que dentro de sua astúcia encontraremos uma dica mostrando-nos como aprender a sabedoria dessa serpente. Ela quer nos subornar e usar, mas, ao mesmo tempo, mostra-nos que está fazendo isso deliberadamente, porque no final do seu suborno e engano, há um ponto aonde podemos nos agarrar, que podemos pegar: o rabo. Desta forma, nós podemos ganhar, transformar tudo a nossa volta para nos beneficiar.

Então, não estaremos mais agindo para beneficiar esta serpente, mas revelaremos que o suborno foi necessário somente para nos ensinar uma sabedoria maior. Este é o nosso trabalho.

Portanto, por um lado, “o suborno cega os olhos do sábio”, mas por outro lado, sem esta cegueira, que nós revelamos e através da qual alcançamos a sabedoria do Criador, que se esconde dentro desta serpente, não conseguiríamos avançar. Precisamente no contraste de dois opostos é que nós aprendemos essa astúcia: a mentira inversa, a sabedoria inversa. Desta forma, nós corrigimos a quebra e adquirimos o vaso (desejo) espiritual corrigido.

Este vaso corrigido contém todo desejo quebrado e todos os obstáculos, juntamente com todos os subornos recebidos pelo nosso egoísmo, que jogou conosco. No entanto, nós ganhamos dele no final e alcançamos a correção.

Nós gostamos de revelar toda a sua astúcia multifacetada. É como se decifrássemos o segredo que se move dentro de um intrincado jogo de xadrez, e gostássemos de jogar dessa maneira. Quanto mais sofisticadas são as manobras do adversário na tentativa de enganar, usar, subornar, e confundir-nos, mais profunda é a mente, o plano da criação que revelamos dentro deste jogo. Portanto, nós gostamos deste suborno, pois ele nos ajuda a adquirir uma grande sabedoria.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/20/11, Shamati