Somente Fatos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos evitar um tom didático e ameaçador em nossas explicações?

Resposta: Você precisa mostrar às pessoas que o que você está falando não é a sua imaginação, mas os fenômenos e as leis da natureza.

Por exemplo, eu tinha um conhecido na Rússia, que era especialista em resistência de  materiais. Uma vez, por acaso, eu assisti uma plaestra sua. Mostraram-lhe as especificações de determinada unidade em um submarino e ele concluiu: “Não vai resistir. Nas condições de exploração planejadas, será desastroso”. De fato, apesar das emoções e da desconfiança de seus interlocutores, aconteceu do jeito que ele previu.

Eu fiquei impressionado com sua abordagem estritamente científica: estas são as leis da natureza, e nada pode ser feito. O fato é que a união não poderia suportar a pressão.

Portanto, nós devemos mostrar às pessoas que esta não é a nossa opinião pessoal, mas as leis da natureza. “Olhe e veja por si mesmo. Grite o quanto quiser, mas não vai funcionar”.

Tudo depende da explicação correta; em outras palavras, da educação. Este é todo o nosso trabalho. Independentemente dos pontos de vista da pessoa, eu só quero mostrar a todos que a minha mensagem não vem de mim; ela não é a minha opinião pessoal nem a minha religião. Esta é a natureza das coisas; verifique e certifique-se por si mesmo.

Claro, eu deveria preparar e adaptar o material para tornar a minha apresentação adequada ao público. Mas, no geral, a minha tarefa é apresentar os fatos.

Imagine que uma pessoa está saltando do 100º andar porque ao nível do 99º andar um tecido verde é esticado, que lhe parece ser um gramado. Então, eu preciso afastar esta “grama” ilusória antes da hora e mostrar-lhe a real distância do chão.

Da 5ª parte da Lição Diária da Cabalá 30/08/11, “A Nação”