Só Estudando Os Outros É Que A Pessoa Pode Entender A Si Mesma

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como uma pessoa pode usar as suas qualidades inatas para a doação?

Resposta: Não há necessidade de pensar nisso, porque isso acontece automaticamente. Eu não tenho de trabalhar contra as minhas qualidades e inclinações inatas ou tentar alterar ou “corrigir” as mesmas. Afinal, eu não teria nenhuma pista sobre o que fazer comigo mesmo.

Todo o nosso trabalho consiste em incluirmo-nos nós mesmos no ambiente correto e receber sua influência, tanto quanto possível. Certamente, eu devo primeiro verificar e determinar que este é o ambiente que eu preciso. Mas, depois que eu verifiquei e entrei nele, tudo que eu quero é que esse ambiente me influencie.

Eu não sei como a força que recebo do meu ambiente afetará minhas qualidades e inclinações inatas. Eu não teorizo sobre o que virá desta conexão. Minha única escolha e esclarecimento é determinar se este ambiente corresponde ao meu entendimento e minha sensação de uma sociedade elevada e única, voltada para a doação e a revelação do Criador.

No entanto, como ela afeta a mim e as  minhas qualidades, e como uma influencia a outra, é algo desconhecido para mim no momento. Isto é algo que vou descobrir mais adiante, quando eu começar a revelar os níveis espirituais e compreender como as coisas realmente funcionam. Além do mais, isso não virá a mim no meu nível atual. Somente depois de ascender ao próximo nível e olhar para baixo, para onde eu estava, eu vou ser capaz de observar e compreender esse processo.

Todo o trabalho espiritual está na fé acima da razão, está em alcançar a força de doação acima da força de recepção. Até que este sistema seja construído dentro de mim, minha percepção não me permite perceber, atingir e entender o que realmente está acontecendo.

Mudar nossas qualidades inatas não é o nosso objetivo. Enquanto a pessoa está na doação em prol da doação, ela é incapaz de atingir o propósito de suas qualidades inatas e a influência do ambiente. Somente quando ela começa a se conectar com outras almas e recebe em prol da doação, devido a essa conexão, ela começa a aprender sobre si mesma.

Eu nunca vou aprender nada sobre mim, a menos que eu começe a doar aos outros. Então, em relação a eles, e através da minha atitude para com eles, eu vou começar a me entender. Eles se tornarão um ponto de referência, em relação ao qual eu posso medir. Afinal de contas, nós precisamos sempre de dois pontos para medir algo. Se eu estou sozinho, em relação a que eu vou medir?

É por isso que quando eu estabeleço uma conexão correta com os outros e os estudo, eu também estudo a mim mesmo.

Da 1a parte da  Lição Diária de Cabalá 23/09/11, Writings of Rabash