Qualquer Um É Capaz Disso

Dr. Michael LaitmanRav Kook: “Grandes questões espirituais, que são resolvidas apenas por pessoas grandes e destacadas, devem ser resolvidas agora em diferentes níveis de toda a nação. A fim de rebaixar as coisas grandes e sublimes da altura de sua grandeza para a profundidade do nível das massas, exige-se uma enorme riqueza de espírito, bem como uma atividade social constante que se torne um hábito. Só então o conhecimento se expandirá e a linguagem surgirá, permitindo que coisas mais profundas sejam expressas num estilo fácil e popular, retornando assim às almas aflitas”.

A ciência da Cabalá é realmente muito oculta e distante das pessoas, mesmo que tudo esteja num único “lugar”: mundos, almas, Sefirot, Partzufim, círculos e linhas. Tudo o que nós estudamos na ciência da Cabalá está num lugar, num estado. No entanto, na percepção dos receptores, ela se torna revelada de acordo com a lei de equivalência de forma. Nossas qualidades atuais determinam qual parte da realidade perfeita somos capazes de perceber.

Hoje, as nossas qualidades são egoístas, extremamente limitadas e restritas. Portanto, nós percebemos apenas uma pequena porção do enorme mundo em que nos encontramos. E nós o percebemos através da percepção corporal, que é limitado pelas fronteiras do tempo, espaço e movimento. Tudo isso nos limita muito.

Ao longo de toda a história, as criaturas humanas estiveram neste estado, e somente indivíduos foram capazes de perceber a verdadeira realidade, onde “perceber” significa vivê-la, existir na mesma qualidade. Isso porque eu vivo em concordância com as qualidades que sou capaz de desenvolver internamente. Se elas estiverem acima do tempo, eu sou eterno, e se elas estiverem imersas no tempo, a minha existência é temporária. Se minhas qualidades estiverem acima do espaço, eu sinto toda a realidade de ponta a ponta, mas se estiverem encerradas em algum fragmento minúsculo, eu estou dentro dele e percebo a mim mesmo como limitado em volume, dentro deste sistema de coordenadas tridimensionais. Eu também estou limitado em movimento, mudando ao longo do eixo físico, em vez do eixo do tempo.

Em resumo, existem muitas limitações, e neste sentido tudo depende das minhas qualidades. Nós realmente não entendemos isso, porque estamos acostumados a certas qualidades com as quais nascemos, crescemos, e agora vivemos. No entanto, se nós mudarmos realmente essas qualidades, transformaremos completamente a nossa realidade. Ao perceber uma camada superior dela, nós a experimentaremos como infinita, acima do tempo, espaço e movimento. Lá, nós podemos viver em condições completamente diferentes.

É por isso que a Cabalá é chamada de ciência da recepção, porque com sua ajuda podemos receber ou perceber uma realidade completamente diferente. Nós adquirimos certo “regulador”, por meio do qual podemos mudar o eixo do tempo, espaço e movimento, mudando para outras dimensões e tempos com uma pequena mudança das qualidades internas.

Tudo isso é realista. Esta capacidade está presente dentro de nós. Nós podemos influenciar a Luz que nos forma, e, consequentemente, isso nos dará várias qualidades. Este mecanismo foi usado pelos Cabalistas de todas as gerações até os nossos dias.

No entanto, hoje nos encontramos num estado especial, onde toda a humanidade está adquirindo essa capacidade. Um impulso está nascendo em nós para mudarmos a atual forma de existência. Nós estamos começando a nos sentir cada vez pior neste mundo e encontramos cada vez menos benefícios em viver nele. Ainda estamos nos agarrando a ele por não termos outra escolha, devido à falta de vontade de sofrer, mas estamos começando a ser mais persistentes ao nos questionar: “Para quê? Por quê? Qual é a razão desta existência?”.

Perguntas e sofrimentos de diferentes níveis estão nos forçando a buscar. Ao mesmo tempo, nós estamos revelando uma capacidade interna para controlar a força que nos criou, de tal forma que realmente mudaremos com a sua ajuda. Então, neste período de tempo, nesta vida, em nossa realidade, seremos capazes de girar as pequenas rodas dentro de nós e nos descobrir em dimensões completamente diferentes.

É sobre isso que o Rav Kook escreve: ​​”Grandes questões espirituais, que são resolvidas apenas por pessoas grandes e destacadas, devem ser resolvidas agora em diferentes níveis de toda a nação”. Qualquer um é capaz disso.

Da  Palestra # 2 em Nova Iorque, 12/09/11