O Mundo Não Vai Se Curvar Por Si Só

Dr. Michael LaitmanPergunta: As pessoas ainda estão longe de conseguir entender que o ambiente desempenha um papel chave para influenciar uma pessoa.

Resposta: Não é que elas estejam longe disso. Elas simplesmente não têm o que é preciso. Afinal, este remédio só se aplica à correção, ao passo que as pessoas não têm nada relacionado com a correção, nenhuma noção do sistema externo de influência, graças ao qual podemos mudar. Elas estão certas de que são elas que reformam o mundo, enquanto elas deveriam estar construindo um mundo que as transformasse.

Pergunta: Como nós podemos transmitir um senso de responsabilidade mútua a elas, a responsabilidade pelo mundo?

Resposta: Este é exatamente o objetivo da nossa disseminação. Nós precisamos construir um sistema de educação e criar nossa própria mídia. Temos que construir tudo de novo na internet, bem como na nossa televisão e rádio.

Se fizermos tudo corretamente, depois dos primeiros poucos golpes as pessoas perceberão que temos uma solução. Somos nós que devemos trazer-lhes um “doce” para adoçar as primeiras “palmadas”, para que elas possam perceber isso imediatamente: isso oferece uma solução, esperança e salvação.

Este trabalho é que nos foi confiado; não há mais ninguém com quem contar. As pessoas são incapazes de ouvir a mensagem da ascensão espiritual. Elas estão em outro reino e simplesmente não entendem o que queremos. Quando elas começarem a entender, elas não serão capazes de implementá-la. A correção virá somente de nós, e nosso trabalho é explicar-lhes a necessidade disso.

Correções sistemáticas ocorrem de uma forma já pronta de parte de Galgalta ve Eynaim, e o resto deve apenas concordar com elas, aceitá-las. Além disso, nós devemos ser muito astutos na disseminação, para que as massas venham a quer isso, para que elas possam aceitar esta idéia e perceber que ela as beneficia.

As pessoas não podem mudar por si só: 99% das pessoas são incapazes de fazê-lo. Portanto, no final da “Introdução ao Livro do Zohar”, o Baal HaSulam escreve que a sabedoria superior fluirá através de Israel (das palavras “Yashar-El” ou “direto ao Criador”) para as nações do mundo. Ela fluirá de dentro para fora. As massas não subirão para buscá-la. Na melhor das hipóteses, elas abrirão seus corações para seu fluxo transbordante. Se Deus quiser, elas farão isso, e nós teremos alguma coisa para derramar sobre elas.

Isso ocorrerá se nós começarmos a trabalhar junto com elas e de forma mais intensa. Em nossa disseminação, nós não podemos exigir nada delas, exceto a consciência da situação atual. Mesmo que elas não entendam tudo, nós criaremos uma conexão. Por meio da disseminação, nós, de nossa parte, encontraremos um terreno comum com elas.

Nós não podemos exigir nada de uma criança. Nós é que devemos fornecer-lhe leite, mamadeiras, chupetas e fraldas. Além disso, nós não esperamos uma resposta significativa dela. Isso virá depois, quando ela crescer um pouco.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/09/11, “A Nação”