O Chefe Do BCE Vê Mercados Na Pior Crise Desde A Segunda Guerra Mundial

Dr. Michael LaitmanNa Mídia (do Yahoo News): “O presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu na terça-feira a decisão da sua instituição em ajudar a estabilizar os títulos da Espanha e Itália, mas indicou que o BCE não se vê como o principal bombeiro da zona do euro por muito tempo .

“‘É a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial, e poderia ter sido a pior crise desde a Primeira Guerra Mundial, se os líderes não tivessem tomado as decisões importantes’, [disse o] presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

“Trichet não confirmou diretamente que o BCE venha comprando os títulos da Itália e Espanha, dizendo apenas que seus bancos ‘estão no mercado secundário’ de títulos da zona do euro…

“O chefe do BCE também indicou que o banco ainda vê a principal responsabilidade no combate à crise da dívida com os governos da zona do euro e não com o banco central.

“‘Eu não direi’ quanto tempo o BCE vai comprar títulos no mercado secundário, disse Trichet. ‘O que esperamos é que os governos façam o que nós consideramos ser o seu trabalho’”.

“Ele disse que os países da zona do euro precisam implementar ‘o mais rapidamente possível’ as decisões tomadas recentemente que permitam que seu fundo de resgate compre títulos do governo no mercado aberto”.

Meu comentário: É claro que todos entendem que isto ocorre como resultado do desespero. Ninguém tem um plano de resgate. As pessoas ainda não sentem que é vital ouvir que a solução está na dimensão social, em trazer toda a sociedade para a garantia mútua, mesmo em nome da salvação da nação. Mas o programa da natureza tem muitos métodos de pressão em estoque para forçar a humanidade a procurar a união, a equivalência com a natureza global.