FMI: A Economia Mundial Precisa De Uma Ação Coletiva Agora

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da BBC News): “A chefe do FMI, Christine Lagarde, pediu aos países para ‘agirem agora e agirem juntos’, para continuar o caminho da recuperação econômica.

“‘Nós não somos de forma alguma estranhos e estamos ligados por um destino comum’, disse ela durante a reunião anual do FMI e do Banco Mundial em Washington. ‘E estes tempos turbulentos devem nos unir cada vez mais’.

“A Sra. Lagarde disse: ‘Há um caminho para a recuperação. Ele é mais limitado do que era há três anos, mas há um caminho e temos opções”.

“… Vamos remover as nuvens e a incerteza. Falar é fácil, e isso exige obviamente uma ação coletiva.

“‘Nós estamos todos juntos nisso e ninguém deve estar sob qualquer ilusão de que possa haver uma dissociação’.

“A queda do mercado finaceiro de quinta-feira estimulou o G20 a anunciar um compromisso: “tomar todas as medidas necessárias para preservar a estabilidade dos sistemas bancários e dos mercados financeiros, conforme solicitado’.

“Os analistas dizem que os investidores não se impressionaram com o anúncio. ‘A declaração do G20 na noite passada abrandou o atual sentimento amargo do mercado, mas as garantias do ministros de economia carecem de substância’, disse Jane Foley no Rabobank.

“‘Os mercados funcionam na base do segundo a segundo, enquanto os políticos parecem estar trabalhando para um calendário mensal’, disse Esticar Jeremy, da CIBC, a BBC”.

Meu comentário: Mas eles ainda precisam entender que a crise está nas nossas cabeças, na nossa abordagem do mundo e da sociedade, e não na própria sociedade ou mundo: a crise está em nós. Eles devem chegar ao ponto em que tomarão nota das nossas sugestões, e não só isso, mas perceberão que o que propomos é a única forma de salvação, que, em outras palavras, é a auto-correção, e não a correção da natureza ou de alguém mais.

A humanidade tem que entender que o tempo de mudar a natureza para atender às nossas necessidades terminou (quando nós seguimos o princípio de “Não vamos esperar pela misericórdia da natureza, vamos tirar dela o que precisamos”). Agora é nossa vez de nos adaptar a ela!

As pessoas que se perguntam sobre o sentido da vida e querem saber a resposta de forma plena e precisa encontram a Cabalá. Da mesma forma, os economistas e outros nos descobrirão, apesar de terem passado por sofrimentos e perda de tempo.