Distribuição Justa: Nada Para Ninguém

Dr. Michael LaitmanPergunta: As pessoas são incapazes de chegar a qualquer acordo sobre o que é uma distribuição justa. Cada uma tem sua própria “justiça”. Então, como é possível estabelecer isto?

Resposta: Você está certo: Como é possível entender o que é uma distribuição justa quando uma pessoa precisa de um quilo de pão por dia e outra de cinco quilos? Isso depende de seus hábitos e qualidades inatas. Algumas pessoas são tão rápidas e inteligentes que em duas horas podem ganhar tanto quanto outra não ganha em uma semana.

Uma pessoa tem uma capacidade maravilhosa e consegue uma excelente profissão e ganha muito dinheiro, enquanto que outras pessoas permanecem como simples operários. Para todo lado que olhamos, vemos essas grandes diferenças porque somos diferentes por natureza e é por isso que é muito claro o que deve ser considerado uma distribuição justa.

Se pudéssemos escanear uma pessoa e criar um mapa completo e preciso dela, mostrando que tipo de realização ela exige, e depois satisfazer cada pessoa, se tivéssemos tal dispositivo e capacidades, então o que poderia ser melhor! Então, todos estariam certos de que estão sendo satisfeitos de forma igual. Mesmo que eles são se satisfizessem totalmente, mas em apenas 50-80%, mas todos teriam o mesmo grau de satisfação.

No entanto, não temos essa capacidade! Assim verifica-se que damos a uma pessoa mais do que a outra, mas em que base? Porque ela ganhou mais? Mas, talvez, ela foi criada talentosa por natureza. Nós não vemos ou sentimos essa justiça.

Se estivermos falando de igualdade, queremos dizer em igualdade de condições externas para todos. Mas, isso é incorreto! Assim, verifica-se que é impossível estabelecer a igualdade e a justiça social. A justiça social e a igualdade só podem ser relativas. Mas, para avaliar essa proporção, eu tenho que estar no final da correção, quando estou incluído em todos e sei as preocupações de cada alma, sentindo-as como minhas.

Então, eu serei capaz de ver todas as almas diante de mim, ao longo de todos os tempos e em todos os estados, e darei a cada uma delas a satisfação na forma única que elas precisam nesse momento. Ou seja, mesmo um momento atrás você recebeu uma coisa, e no próximo momento, outra coisa, e o mesmo acontece com todos os outros também. Dentro desse sistema tudo muda constantemente, como numa panela fervendo. Portanto, sera que é possível chegar a qualquer distribuição justa aqui?

Mas, olhe o que o Criador está fazendo! Primeiro de tudo, Ele fecha a torneira e diz: “Nenhum de vocês vai receber nada! Se vocês quiserem, eu lhes darei uma pequena parte, apenas o suficiente para vocês viverem, assim vocês não vão morrer. E vocês receberão tudo o mais apenas com a condição de que comecem a se amar uns aos outros. Isto é, antes de tudo, vocês têm que neutralizar as diferenças que eu criei em vocês”.

O amor cobrirá todos os pecados e não haverá nenhuma diferença entre nós. Se eu amo os outros, eu não me importo se eles recebem algo ao invés de mim. Vamos todos ser preenchidos até o infinito: eu não me sinto mal com isso! Eu não estou verificando o quanto cada um tem e não me aproximo dos outros com um critério egoísta, com inveja e ódio.

Da 5a parte da Lição Diária de Cabalá 07/09/11, “A Nação”