Aproximar Os Mundos

Dr. Michael LaitmanOs fundamentos do ensinamento Cabalístico se originam do livro de Abraão “Sefer Yetzira” (O Livro da Criação), onde ele explica os princípios fundamentais da estrutura do sistema superior que rege nosso mundo. Este sistema é chamado de “mundo superior”. Em relação a ele, o nosso mundo é chamado de “mundo inferior”. Nós precisamos conhecer a estrutura do sistema superior, porque estamos sob seu constante governo.

O governo superior se divide em privado e geral. O governo privado afeta cada um de nós, e o governo geral influencia todos nós ao mesmo tempo.

Nós estamos sob a influência de forças que constantemente mudam de acordo com seu programa específico. Nosso destino depende delas. No entanto, nós temos a capacidade de influenciar estas forças e, consequentemente, afetar nosso destino.

A Cabalá diz que nós praticamente não temos nenhuma influência sobre qualquer coisa em nosso mundo. No entanto, nossa interação com essas forças, a nossa reação a elas, muda o efeito delas sobre nós: nós e estas forças interagimos mutualmente.

Se entendermos a essência dessa interação, seremos capazes de controlar conscientemente a influência do mundo superior sobre o nosso mundo. Basicamente, esse é o propósito da Cabalá: razão pela qual precisamos tanto dela em nosso tempo, quando o mundo superior continua descendendo cada vez mais perto de nós.

Nós sentimos que ele se aproxima muito claramente, porque não podemos mais continuar agindo egoisticamente, como fizemos ao longo de milhares de anos da nossa evolução. Hoje, já não somos capazes de controlar nosso mundo, uma vez que o mundo superior constinua se aproximando, e não sabemos como influenciá-lo.

Esperemos que, em última análise, nossos estudos nos dêem essa capacidade. Além de melhorar nossa vida e torná-la segura, seremos capazes de adicionar um novo parâmetro muito especial: não apenas uma existência confortável em nosso mundo, mas a percepção do sistema superior, a entrada nele, e a existência no seu nível.

Da Série Lição Virtual Dominical 04/09/11