A Terra Além Do Horizonte

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há 70 anos o Baal HaSulam alertou as pessoas que o Holocausto estava chegando, mas ninguém ouviu. Hoje, nós também alertamos para terríveis acontecimentos e a possibilidade de uma guerra mundial. Por que nós não traçamos um paralelo claro com as palavras do Baal HaSulam, como prova de que estamos certos?

Resposta: A própria qualidade do ego humano é tal que não consegue ver esse cenário. As pessoas são simplesmente incapazes de discerni-lo.

Mesmo assim, a situação atual é diferente daquela do século passado. Há 70 anos o Baal HaSulam estudava com cinco a seis de seus alunos regulares, mas hoje há milhares que estudam os seus materiais, que naquele momento ele não podia levar para fora do grupo. As pessoas do mundo todo estão começando a aceitar esta mensagem e se identificar com ela. Naturalmente, cada um à sua própria maneira.

Não há nada que você possa fazer; essas são as leis da evolução. Se você pudesse ver toda a extensão de Malchut que precisa de correção, você não teria esses questionamentos.

Imagine que você está navegando da Europa para a América sem um mapa, e mesmo quando você está apenas a poucos quilômetros da terra, você ainda não consegue vê-la, você pensa que está perdido no coração do oceano. Seu campo de visão é limitado ao horizonte, e você verá apenas a água até o último momento, quando a margem do continente surgir sobre ela.

O primeiro a vê-la será alguém sentado no ponto mais alto, desde que haja alguém em seu navio que tenha subido mais alto e veja mais longe. “Terra!”, ele gritará. Mas você ainda não a verá. Você acreditará nele?

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/08/11, “A Nação”