A Paciência É A Qualidade Mais Importante

Dr. Michael LaitmanA qualidade mais importante e necessária no caminho espiritual é a paciência, a disposição de sofrer, a confiança no sucesso. Ter paciência significa estar disposto a passar por todas as fases que me esperam no caminho, de modo que nem minhas sensações corporais atuais, nem minha razão, me distraiam ou definam a verdade para mim.

Desde o início eu aceito a fé nos sábios (Cabalistas) que já percorreram este caminho e me aconselham sobre como agir. Eu sigo suas instruções e as coloco em prática. Isto não é, de forma alguma, autodepreciação, como pode parecer à primeira vista para o leigo. É exatamente o oposto: desta forma eu tenho a intenção de alcançar tudo na sensação e na razão, em todas as fases do caminho.

Eu percebo que estou distante e devo atingir a proximidade, e acima desses dois estados eu sempre recebo um estado mais elevado, uma nova sensação e compreensão, e é assim que eu avanço. O resultado de toda essa oscilação para frente e para trás é o esclarecimento, que eu faço na sensação e na razão, alcançando um novo estado e agregando constantemente a ele.

Por outro lado, o processo que eu atravesso sempre envolve a submissão do meu ego. Eu me distancio e me sinto na escuridão e inutilidade. É aí que eu devo recolher o meu orgulho e dizer que me sinto tão distante, exatamente porque recebi a independência. Segue-se que eu posso estar orgulhoso de estar contra ele e carente do desejo, estar orgulhoso de estar distante do Criador. Na verdade, eu estou perdido e num mau estado, mas assim eu adquiro um novo desejo.

Agora eu começo a trabalhar neste novo desejo, me aproximo do Criador, e começo a preencher este período de distanciamento, confusão, escuridão e sensações desagradáveis ​​com a Luz e percepções, novas realizações que não são egoístas mas estão acima do ego. É assim que eu alcanço um novo nível.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 29/08/11, Shamati #121

Comente